Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 21 de outubro de 2025

Um ramo de flores ao futebol feminino na graça de um cartão recebido – em retorno grato portista a Beatriz Menezes!


O futebol feminino em Portugal teve um antes e tem um depois do FC Porto ter passado a ter oficialmente equipas de futebol feminino e especialmente uma equipa sénior, nos campeonatos jogados por equipas de mulheres, por assim dizer. Como antes se passava aqui com o autor destas linhas, quão pessoalmente concluo e confirmo, mas também se verificava com o ambiente geral. De modo que mesmo contando desde início com os grandes de Lisboa, que assim facilmente lideraram e vão tendo o domínio na 1ª Liga, a atual Liga BPI, o campeonato principal do futebol feminino ia passando despercebido das atenções, a não ser dos adeptos dos clubes interessados obviamente. Enquanto depois, logo que o FC Porto passou a ter futebol feminino e criado a equipa principal azul e branca, mais as dos escalões seguintes, até os nomes das jogadoras passaram a ser conhecidos, quando antes nem se sabia se existiam. É a verdade. Ipso facto.

Ora, a memória do surgimento da secção do futebol feminino no FC Porto, já nos inícios da presidência de André Villas-Boas à frente do destino de salvação do FC Porto, ainda de fresca e boa memória, transporta à lembrança das primeiras notícias surgidas na comunicação social. Lembrando que a primeira vista da confirmação do FC Porto aderir ao futebol feminino, a sério, teve confirmação numa reportagem de um jornal, sendo que a cara impressa era de uma jovenzinha guarda-redes, de nome Beatriz, como depois eu soube – a Beatriz Menezes que foi então a cara da novidade do futebol feminino no FC Porto, aquando da primeira apresentação jornalística. Como aqui neste blogue ficou também registado, num dos primeiros registos da entrada do futebol feminino no mundo do clube dragão.

= Época de 2023/24 - sub15, futebol de 7 (Dragon Force) =

Entretanto o futebol feminino no FC Porto foi um sucesso imediato, como se viu na apresentação apoteótica do plantel sénior no estádio do Dragão, perante uma moldura humana de assistência que bateu o recorde até então, de presenças em jogos de mulheres. E depois se foi sucedendo nos jogos disputados no mini-estádio do Olival e nos outros campos. Tal como foi havendo acompanhamento dos restantes escalões. Em cuja evolução, entre as diversas atletas, estava também a jovem guarda-redes Beatriz. Que nos apontamentos aqui do autor, neste espaço de memorização portista, foi apontada como esperança e a quem então eu – expondo na primeira pessoa – cheguei a referir que esperava um dia ter retorno grato das referências anotadas com recebimento duma camisola dela, quando ela fosse campeã pelo FC Porto.

= Foto de equipa da época de 2024/25 - sub-17, futebol de 9 - no primeiro ano de futebol feminino oficial no FC Porto =

Contudo, no decurso da atividade do futebol feminino portista, que até, além da inicial equipa começada pela base das provas e que logo subiu de divisão, a agora equipa A, tem já atualmente também uma equipa B sénior (cuja estreia em jogos oficiais ocorreu no passado dia 12 deste mês de outubro), a secção foi passando por diversas fases, incluindo a continuidade dos escalões jovens, de formação. Sendo que entre as atletas foi havendo continuidade, mas também saídas e entradas. De modo que a Beatriz, que jogou no FC Porto nos escalões de Sub-15 e Sub-17, acabou por no início desta época de 2025/26 ter de mudar o rumo de sua carreira. Levada pelas circunstâncias a ter de mudar de ares, de forma que esta época está nas seniores do Castêlo da Maia. Com valorização acentuada, de modo que passou também a ser treinadora de escalões de formação, tanto que, entretanto, está a dar os primeiros passos como "Mister", naturalmente com muito para aprender e crescer, mas já com uma pegada desportiva bem afirmativa.

Pois a Beatriz, em reconhecimento seu do trabalho aqui desenvolvido em prol do futebol feminino portista, um destes dias surpreendeu o autor deste blogue com uma interessante e bela oferta, num brinde enviado e aqui recebido de duas fotos de equipas que ela integrou nas suas andanças no FC Porto, de quando em 2023/24 integrou a equipa de Sub-15 de futebol de 7 (quando no clube o futebol feminino estava a dar passos no projeto Dragon Force) e depois em 2024/25, já com o futebol feminino oficializado no clube, entre as equipas portistas em que jogou, no caso a equipa de Sub-17 de futebol de 9. Tendo a oferta desse super-brinde, tão apreciado por mim, obviamente, sido acompanhado por um cartão, cujo conteúdo fala por si. E como tal aqui reproduzo, através de digitalização do mesmo, que fica guardado entre as ternas e mais belas recordações desta vida de Portismo pessoal.

Pois então, como agradecimento personalizado a tão bela atitude, aqui se dá testemunho disso. Enquanto continuará a ter aqui um atento seguidor de sua carreira, confiante que um dia ainda poderá regressar ao FC Porto, e então poderá concretizar a oferta da camisola de campeã pelo nosso Clube. Como continuo, sabendo, para já, que infelizmente no primeiro jogo pelo Castêlo da Maia, para a Taça de Portugal contra o Famalicão, logo no aquecimento se magoou numa mão, partindo um dedo e consequentemente vai ter de ser operada – já nesta quinta-feira, e como tal aqui vão e ficam meus votos sinceros de bom resultado e rápida recuperação. Mas, enquanto isso, possivelmente só podendo voltar à competição no final deste ano (…ossos do ofício!), irá colmatando o tempo de recuperação com sua outra função: como está a dar os primeiros passos de “Mister” a treinadora principal dos sub-6 e adjunta dos sub-7 e sub-9, ajudará jovens a crescer e aprenderem, quem sabe a formar craques que futuramente poderão vir a vestir a camisola do FC Porto, também.

= A Beatriz este ano no Castêlo da Maia.

Assim sendo, aqui fica isto, qual grato ramo de flores ao futebol feminino na graça do cartão recebido e retorno reconhecido de agradecimento portista à Beatriz Menezes, atual jogadora e treinadora no Sport Clube Castelo Da Maia, mas sempre Portista.











= Àlbum de carreira no FC Porto!

Nota acrescida: referente à crónica dos inícios do futebol feminino no FC Porto, recorde-se o mesmo artigo publicado aqui (clicando) em

https://memoriaporto.blogspot.com/2024/08/antecedentes-do-futebol-feminino-no-fc.html

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário