Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Exposição pública exterior na Maia evocativa de Freitas – o “115 do FC Porto”!

 

Está e bem patente ao público, até dia 9 de novembro, uma interessante e louvável exposição de homenagem ao antigo futebolista Freitas, na Praça exterior do Fórum Maia. Uma evocação ao “nosso 115”, o Fernando Freitas, que vive na Maia desde os anos 80.

Freitas foi viver para a Maia e aí continua a viver bem perto do centro. Tendo criado um clube, a Associação Desportiva Escola de Futebol 115, que hoje disputa a I Divisão da AFP.

Tal como ainda não há muito tempo houve uma outra exposição dedicada ao avançado António Teixeira, jogador de futebol da geração dourada dos anos 50, que também jogou pelo FC Porto e igualmente residiu na Maia, com esta nova exposição dedicada ao antigo defesa Freitas, de painéis não amovíveis, é dada continuidade a iniciativas tão inéditas e simpaticamente atraentes, de aliciante memorização, da dinamização histórico-cultural maiata. Realização do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia e resultante de investigação do historiador Rui Teles de Menezes, Técnico Superior do Município da Maia.











Parabéns!

Armando Pinto

/// Clicar sobre as imagens ///

Sem comentários:

Enviar um comentário