Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Centro de Treinos do FC Porto no Olival passa a ter o nome de Jorge Costa. Proposta do FC Porto aprovada pela Câmara de Gaia!

 

Justa Homenagem!

- 06/10/2025 – Aprovação da proposta do FC Porto para o Centro de Treinos do Olival ter o nome de Jorge Costa. Assim sendo, o quartel-general do futebol azul e branco vai passar a chamar-se Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa. Esta é a nova designação do complexo onde os atletas do FC Porto trabalham diariamente há mais de duas décadas.

« A proposta que o Clube apresentou à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia foi aprovada em reunião municipal» na segunda-feira 6 de outubro, «e a infraestrutura outrora conhecida como Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia muda de nome, passando a homenagear o saudoso Jorge Costa.

Esta alteração será devidamente assinalada numa cerimónia privada agendada para o próximo dia 14 de outubro - a data do aniversário de Jorge Costa - que contará com a presença da Direção do FC Porto e do executivo da Câmara Municipal de Gaia.

Jorge Costa vestiu a camisola azul e branca em 383 jogos, marcou 25 golos e celebrou a conquista de 21 títulos - três deles europeus e mundiais. Foi o Capitão do FC Porto que mais troféus internacionais ergueu: a Taça UEFA em Sevilha, a Liga dos Campeões em Gelsenkirchen e a Taça Intercontinental em Yokohama.

Terminou a carreira de futebolista em 2006 e, pouco depois, abraçou a de treinador. Em 2024 regressou ao Clube do coração para assumir o cargo de diretor do futebol profissional do FC Porto e foi no exercício dessas funções, em pleno Olival, que faleceu no passado dia 5 de agosto.

O nome de Jorge Costa ficará eternizado no complexo construído pelo município gaiense e utilizado pelo emblema portista desde agosto de 2002.»

Na ocasião do conhecimento deste justo preito ao eterno n.º 2 do FC Porto, aqui se presta também uma homenagem pessoal, com uma imagem que dispensa explicações!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário