Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 26 de outubro de 2025

6.ª Corrida do Dragão e 1.ª de parceria organizativa do FC Porto - em 2025


= Como o Dragão lança fogo, tal sua força na simbologia e identidade portista... o Presidente-Dragão largou fogo no sinal da partida!

- 26/10/2025 - Corrida do Dragão - André Villas-Boas deu o tiro de partida para a Corrida do Dragão na sexta edição da Corrida do Dragão, “a primeira em que há uma grande parceria entre o FC Porto e organização”. Cuja realização foi “um sucesso absoluto”, já que “as inscrições foram dobradas”, e contribuiu para que “as pessoas tenham uma identificação cada vez mais forte com o FC Porto e que se sintam atletas do Clube praticando modalidades amadoras como o atletismo”.

Encarregado de dar o tiro de partida de “um evento que fomenta a prática do desporto” e que reforça “a importância do bem-estar, da saúde e da prática de exercício físico”, André Villas-Boas deu voz ao desejo de “incentivar a prática do desporto amador e fazer com que cada sócio seja um atleta do FC Porto”, recuperando “o espírito amador que se foi perdendo com o passar dos anos”.  “É isto que é importante incentivar na prática desportiva e a Fundação do FC Porto terá um papel a desempenhar sobre isso”, afirmou o presidente portista à margem do evento que contou com as presenças de Aurora Cunha e Fernanda Ribeiro, “duas atletas que tão bem representaram a nação e o FC Porto e que são exemplos para muitos jovens”.

Aurora Cunha e Fernanda Ribeiro presentes!

“As pessoas relacionam-se com estas duas grandes atletas de formas diferentes: há os mais jovens, que não as conhecem tão bem mas sabem o que é que elas representam, e depois todos nós, que as vimos ganhar e conquistar tantos troféus e medalhas por esse mundo fora. Não só com as cores do FC Porto, mas também com as cores de Portugal ao peito. Isso tem muita importância e significado, são duas atletas que bem representaram a nação e o FC Porto e que são exemplos para muitos jovens.”

(Com adaptações no início do texto e no restante conforme parte da reportagem in página oficial fcporto.pt)

Fica assim registada a realização da Corrida do Dragão, aqui também, pelo facto de ter sido a primeira vez em que o Clube teve parceria na organização, visto nos anos anteriores haver sido realizada por uma comissão independente, embora com autorização para uso de nome, mais simbologia e do local à volta do estádio. Ao passo que este ano o Clube teve parceria, como deve ser.








Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário