Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 20 de maio de 2018

Iker Casillas continua a ser guarda-redes do FC Porto


Para grande satisfação da família portista e desilusão dos adeptos, comentadores, jornaleiros e cartilheiros adversários, Casillas renovou com o FC Porto e assim permanece na equipa azul e branca mais uma época. Com a curiosidade sintomática de ter aceitado reduzir seu vencimento, de modo a possibilitar a permanência do símbolo do FC Porto ao peito, sobre o coração.


Andaram certos boateiros durante largo tempo, nos canais televisivos e em páginas de jornais, a inventar que Casillas não ficava no FC Porto, que afinal lhes saiu mais um tiro pela culatra das armas que nem sabem empunhar, sequer.

= FC Porto com Casillas: Campeões Nacionais de 2017/2018!

Com efeito, de dragão estampado no equipamento, Casillas vai continuar no FC Porto por mais uma temporada. O guarda-redes e o clube chegaram a acordo para a continuidade, na semana das comemorações da conquista do título nacional, com o espanhol a aceitar uma redução no salário, demonstrando de modo convincente como se sente ligado ao FC Porto e como tal deseja continuar como guarda-redes portista.


Iker Casillas, de 36 anos quando renovou há dias com o FC Porto (e a perfazer 37 neste domingo 20 de maio, em que está ainda mais de parabéns!), chegou ao FC Porto em 2015 e leva 114 jogos de dragão na camisola. Tendo esta época de 2017/2018 conseguido ajudar o FC Porto à conquista do título de Campeão Nacional. Juntando ele assim, finalmente, mais um título aos muitos que havia obtido pelo Real Madrid, passando agora a ser também Campeão em Portugal.  

Diante da boa nova, sendo uma honra o FC Porto ter um valor como Casillas no plantel azul e branco, recordamos a sua chegada em 2015 com imagens dum poster desdobrável desse tempo (edição do jornal O Jogo), da coleção particular do autor destas linhas.

Efetivamente Casillas é um valor acrescentado ao mundo portista, por tudo o que é sabido e mais ainda pelo seu valor como guardião das balizas e ser humano, um desportista bem simpático e que é admirado naturalmente por muita gente, incluindo o portista que assim regista mais este facto. Sendo um guarda-redes que engrandece a honrosa galeria de grandes guarda-redes da história do FC Porto, desde uns Siska, Soares dos Reis, Barrigana, Acúrcio, Américo, Mlynarczyk, Vítor Baía, Helton, etc.


Sintomática é a afirmação de Casillas: "Há coisas mais importantes do que o fator económico". Pois o guarda-redes espanhol do FC Porto, que já tinha manifestado vontade de continuar no Dragão, aceitou uma redução salarial para continuar a representar os dragões, decisão muito valorizada pelo mundo afeto ao FC Porto.


Diante disso, mas não só, é um orgulho ver Iker Casillas continuar no FC Porto. Como afirmou inclusive o presidente Nuno Pinto da Costa: «Queríamos que o Iker continuasse. Ele sente-se bem aqui e também queria continuar. Infelizmente, devido à situação do fair-play financeiro, não nos era possível manter as condições que ele tinha, mas chegámos a um entendimento. Não é pelo passado dele que ele é importante. Temos muito orgulho nisso, mas nestas coisas conta o presente e ele acabou a época como titular, foi importante em jogos decisivos e a partir do momento em que o treinador mostrou vontade de o manter no plantel nós fomos até onde era possível. Não era o que ele pretendia, mas dada a sua grande vontade de ficar, chegámos a um entendimento».


Na felicidade portista de vermos manter no FC Porto "um jogador deste nível", que até dá mais visibilidade exterior ao futebol português e alia prestígio ao FC Porto, assim como o FC Porto o enobrece em alongar sua carreira num clube de renome internacional como é o FC Porto (que a nível europeu é a par do Real Madrid e do Barcelona recordista de participações na Liga dos Campeões Europeus), retemos mais outra confirmação do Presidente-dragão: «Fico muito feliz por mantê-lo, ainda mais porque era um jogador que tinha propostas para ir ganhar mais do que ganhava aqui no ano passado e decidiu ficar. É um sinal de que ele se integrou, não só no nosso clube, mas também na nossa cidade. E eu, agora como Cidadão do Porto, fico muito orgulhoso por ter um jogador com este currículo a jogar aqui ao mais alto nível», sublinhou presidente do FC Porto, recentemente agraciado com a Medalha de Honra da cidade do Porto. Esperando nós, agora, que com Casillas e seus atuais e futuros colegas, o FC Porto para o ano possa volta a ter uma equipa ao nível da deste ano, também.


Ilustrativo, da sua participação na obtenção do Título Nacional da época finda, é um artigo e  algo mais constante do caderno "Ataque", com que o Jornal de Notícias assinalou tal conquista  conforme damos à estampa, para o efeito, recortando parcelas do referido caderno-suplemento da edição do JN de sábado 19 de maio:


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

1 comentário:

  1. Parabens campeão. Aliás próximo bicampeão - eh eh eh.... Felicidades.

    ResponderEliminar