Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 13 de maio de 2018

Girândola apoteótica ao FC Porto, no mar de multidão dos Aliados – em noite de luz e cor, contrariando formatado sorriso político, desta feita tornado riso amarelo…


Foi uma festa bonita, numa autêntica enchente de receção triunfante aos heróis do Campeonato ganho pelo FC Porto, em plena sala de visitas da cidade do Porto, na Avenida dos Aliados cheia como nunca, perante a abertura das portas da Câmara Municipal, finalmente, à representatividade do FC Porto. Algo que revela simbiose da cidade do Porto ao simbolismo do FC Porto, a pontos de simples adeptos do clube, como o autor destas linhas, por exemplo, se sentirem portuenses, embora residindo fora e até a alguma distância da cidade, admirando o atual presidente da Câmara do Porto e revendo-se no gosto pela urbe portuense, como portistas.

= Panorâmicas da Avenida dos Aliados, de ângulos e horários diferentes, desde o cimo e vista geral desde baixo,  durante o dia e à noite !

Tudo o que se possa dizer não consegue transmitir o que foi tudo aquilo. Sobrando o que as imagens televisivas puderam filmar e transmitir, além de gravar, de modo a chegar a muita gente e perdurar. Ficando a sensação que a triste cheia de água que anteriormente extravasou de um rio estranho à cidade, teve fim com a entrada na casa municipal de alguém que gosta da cidade. Sendo tal, a par com a vitória do FC Porto, o outro facto de maior registo pela derrota do político que por não gostar do FC Porto em tempos se aproveitou para prejudicar a cidade e o clube. "Coisa" que se não pode esquecer, por ter ofendido tantos e tantos portistas, dos que se sentem. Mas como se costuma dizer, não havendo mal que sempre dure, agora a festa azul foi maior ainda e compensou os anos cinzentos. Terminando em apoteose com a sessão de fogo de artifício à maneira tradicional das portuenses noites de S. João, assinalando este sábado de maio em que o presidente do FC Porto foi reconhecido com a Medalha de Ouro da Cidade do Porto e o FC Porto honrado nos Paços do Concelho da cidade de seu nome.


Em suma, numa festa que mostrou como o FC Porto é cada vez maior e tem cada vez mais apoiantes, fica a ditosa glória da celebração do título nacional tão marcante como este, da época de 2017/2018. Porque o FC Porto continua a ser algo especial.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário