Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 6 de maio de 2018

Efeméride - Lembrança duma grande vitória internacional, em dia de grande vitória nacional!


No dia de consagração do FC Porto como Campeão Nacional de futebol desta época desportiva de 2017/2018 prestes a findar, calha recordar uma histórica vitória acontecida em tempos de escassez de contactos do futebol europeu e mundial, quando não existiam ainda competições internacionais entre clubes, mas apenas jogos particulares, através de digressões das melhores equipas que, entretanto, jogavam então com os representantes dos países visitados. Tal o que aconteceu com o Arsenal de Londres, à época com aura de melhor do mundo, que depois de ter vencido com facilidade em Lisboa, veio ao Porto ser surpreendido, numa jornada memorável.

Assim, como é recordado bem a propósito na missiva “Dragões Diário”, neste dia 6 de maio:

«Aconteceu - Há 70 anos, no Estádio do Lima, o FC Porto fez o impossível e ganhou ao Arsenal, que não perdia com ninguém. Araújo e Correia Dias, que marcou por duas vezes, fizeram os golos da vitória (3-2) sobre a equipa inglesa, tida à altura como a melhor equipa do mundo. O desfecho não valeu um título, mas valeu um troféu, o maior de que há memória, entregue mais de um ano depois por uma comissão de sócios que angariou fundos em Portugal, em África e no Brasil, para que a Taça Arsenal, concebida por uma ourivesaria da cidade do Porto, ganhasse forma e dimensões colossais. Composta por troféu e escrínio, uma espécie de imenso guarda-joias, mede, no total do conjunto, dois metros e 80 centímetros e pesa 250 quilos, 130 dos quais em prata. Quase sete décadas depois da entrega, continua a distinguir-se como um dos tributos mais expressivos alguma vez prestados a uma equipa de futebol. Saiba mais sobre o jogo e a taça aqui, e aproveite para a conhecer no Museu FC Porto.»

Com grande honra há uma curiosidade relacionada: No Museu do FC Porto By BMG consta imagem da capa de uma publicação alusiva, e a própria, revista Stadium, de entre os objetos do autor destas linhas – conforme imagem que se junta.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário