Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Encontro de Amigos do Hóquei Portista


Numa atitude demonstrativa que os valores da amizade e admiração ainda são o que eram, à maneira de tempos áureos, um grupo de antigos hoquistas do FC Porto veio até terras do interior em visita ao autor deste blogue, trazendo assim um abraço de apreço pelo que significa a ligação existente desde o tempo em que de stique na mão patinavam equipados à Porto e este seu amigo os seguia atentamente, desejando sempre que fossem campeões com a camisola do FC Porto vestida. Tendo então vindo até ao concelho de Felgueiras, parando na Longra em minha casa, rumando depois todos para um restaurante onde demos largas a horas de convívio apropriado.

Algo que se regista com sentimento traduzido em sensações que não se conseguem exprimir, mas que ficam bem interiorizadas.


Decorreu então, segundo depois ficou expresso na página de facebook de um desses amigos, um «Almoço de amigos», que acabou por ser comemorativo também de uma efeméride particular, visto fazer 41 anos que um deles tinha vindo estar comigo, por motivo diferente, também à minha terra, em plena área de transição do Douro Litoral e parte mais distante do distrito do Porto. Sendo desta feita um género de celebração através de encontro comemorativo da amizade de longos tempos. Derivando disso que eles tenham aproveitado para me oferecerem uma camisola do FC Porto que depois todos assinaram. Segundo suas palavras escritas também depois, como «oferta para um amigo que sempre nos acompanhou desde os primórdios da década de setenta do século passado». Uma bela espécie de homenagem que muito apreciei e agradeço, com a amizade de sempre.


As fotos que foram captadas por entre esses momentos mostram alguns instantâneos do convívio e respetiva oferta de recordação, como testemunho dessa visita amiga de Cristiano, Castro, Jorge Câmara, Zé Fernandes e Hernâni, além de Fernando Barbot que também estava para integrar o grupo mas, por motivo imprevisto de última hora, não pôde marcar presença física, mas foi lembrado também.


Foi tudo isso, em suma, ocasião de bons momentos que tivemos oportunidade de passar, em instantes decorridos durante algumas horas, num bom sinal de como o Hóquei em Patins do FC Porto desses tempos  era como uma família e continua entre nós a ter espírito de afeição pelos valores da admiração mútua.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar)))

Sem comentários:

Enviar um comentário