Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Sem ser “hacker”… mas também Pinto!


Por muito que se pense em maneiras possíveis, quer em causa própria ou mesmo no chamado comportamento público politicamente correto (coisa que até nem se entende, sendo a política social normalmente pouco correta, como se vê nas diferenças de tratamentos, monetária e socialmente), incluindo falsas modéstias ou receios de afirmação, está visto que o nome Pinto tem algo que se diga. Desde, por exemplo, Fernão Mendes Pinto, célebre pela sua Peregrinação que de todo o modo ultrapassou séculos; passando por Frei Heitor Pinto, escritor clássico; mais Serpa Pinto, recordando esse antigo explorador dos limites geográficos da África portuguesa; mesmo Pimentel Pinto, militar e político da era de transição do regime monárquico para a causa republicana; inclusive D. Manuel Vieira Pinto, bispo que foi figura dos tempos de oposição ao colonialismo; etc. etc. E… entre pessoas salientes de tão diversificados quadrantes… também Pinto da Costa, nome por que é mais conhecido o presidente do FC Porto Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa, o presidente desportivo mais titulado e de mais longa presidência… Até ao agora famoso “hacker” Rui Pinto que, a ser verdade o que anda na comunicação, parece ter sido grande obreiro da descoberta da mafia escarrapachada nos famosos e-mails, porque pela sua destreza informática conseguiu mostrar e desmontar a corrupção que tem dado campeonatos ao Benfica. Entre outros Pintos que nos soam bem na memória, tal os casos dos antigos futebolistas Custódio Pinto e João Pinto, como figuras portistas daqueles astros que nos são afetos pelo coração. E… longe dessa influência histórica, mas por também muito querer ao FC Porto, aqui o autor destas anotações, que sou Pinto com muito gosto e Portista acima de tudo.


Ora, como portista e estudioso de assuntos de história das realidades que mais me despertam interesse, é com reforçada auto-estima azul e branca que registo o facto de ter um texto incluído na mais recente edição da revista Dragões, publicação oficial do FC Porto. Tal o caso de na Dragões correspondente ao número de Julho haver sido incluído um artigo do autor deste blogue, em espaço de leitor. Ocorrência derivada duma sugestão dum leitor deste blogue, que me havia colocado à consideração a situação para eventual artigo a publicar no blogue Memória Portista. Algo que eu pensei merecer outro tratamento, pela curiosa raridade do tema; e como tal, por minha vez, sugeri ao departamento de conteúdos do FC Porto. Tendo pois resultado no que está agora em documentação literária de âmbito oficial do clube.

Sendo assim, registando o facto, anotamos aqui e agora o artigo, inserto nas páginas 62 e 63 do nº 380 da Dragões de Julho, ao ano 33 da revista do FC Porto. Apenas referenciando o assunto como memória, passado algum tempo da respetiva publicação e com espaço alargado desde que a mais recente Dragões foi posta à venda nas lojas do clube e até desde sua chegada às caixas de correio dos assinantes. Embora quem ainda não tenha visto com olhos de ver, deva quanto antes arranjar maneira de também passar a ter (a revista, na edição normal, em papel), pois não há como possuir as coisas que se gosta e tê-las nas próprias mãos, para poder ver e rever sempre que se queira.


Assim há isto também mais no mundo do FC Porto. Visto naturalmente à luz do Portismo que há muito circula ao correr da pena, pela escrita, estudo e colecionismo, no sentido de pluma e guarida portista, de quanto voa na mensagem memorial e se quer para ser perpetuado.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário