Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Enquanto outros tentam distrair atenções com invenções de tiros para o ar… o FC Porto vence em mais duas frentes, no hóquei e em bilhar!


Sucedendo por estes dias diversos géneros de “faz de conta” de diversão dos meios afetos ao Benfica, tentando branquear o que fizeram e está descoberto nos casos dos e-mails e manobras de toupeiras, com a conivência dos órgãos de comunicação afetos ou subjugados ao mesmo clube do regime… Enquanto e apesar disso, passando ao lado dessas e outras manobras dos corruptos do sistema desportivo… o FC Porto segue serenamente o trilho de vitórias dentro dos campos de jogos e mesas de competição, vencendo e convencendo – como este fim-de-semana é de realçar as concludentes vitórias em Bilhar e Hóquei em Patins.

Ora, ainda que não haja muita gente a saber dar umas tacadas de jeito sobre mesas de bilhar, tal como há quem não ande de bicicleta e inclusive nem seja muito usual andar de patins, o certo é que no mundo desportivo as modalidades de bilhar, ciclismo e hóquei em patins têm adeptos e nalguns casos muitos mesmo. Sendo assim de assinalar que, nas modalidades em que o fim-de-semana teve disputas de atribuição de títulos foi o FC Porto quem saiu vencedor. Com natural apreço pelo hóquei que tem no FC Porto bom representante universal e no bilhar é o clube português que ombreia com os maiores clubes do mundo.


Assim sendo, fica para a história destes dias, em que as nuvens vindas de outras paragens não enegreceram o ambiente, que o FC Porto em Bilhar venceu a Supertaça nacional e em Hóquei em Patins venceu o Torneio Internacional Cidade da Maia.


No sábado foi o Bilhar a dar a tacada de saída, carambolando mais uma importante vitória – ao vencer a Supertaça Nacional, perante vitória concludente em Lisboa, em pleno reduto do adversário de ocasião. Mantendo a sequência de boas tacadas, tanto que, depois do Campeonato e da Taça de Portugal, o FC Porto vence assim a Supertaça em autêntico ciclo de ouro para o bilhar do FC Porto. Tendo os bilharistas Dragões conquistado a Supertaça de bilhar às três tabelas, batendo o Sporting no Estádio de Alvalade. Aí, a formação azul e branca, só com jogadores portugueses, demonstrou a sua superioridade diante desse categorizado adversário e lançou na alta competição mais um jovem, José Miguel Soares, dando continuidade à renovação da equipa, iniciada com João Ferreira. Tendo então esse jovem bilharista cumprido o sonho de vestir a camisola do F C Porto em competição de alto nível e logo com tão boa estreia. Assim: O FC Porto venceu o Sporting por 2-0, em Alvalade, na sequência dos triunfos nos duelos entre Santos Oliveira e Joaquim Alves (3-1) e entre João Ferreira e Rui Edgar (3-0). Dando cumprimento ao regulamento da prova, as partidas que opunham Rui Costa a Jorge Theriaga (1-2) e José Miguel Soares a Francisco Rodrigues (1-1) não necessitaram de ser concluídas.


Já no domingo foi no Hóquei a rolar sobre rodas, com o triunfo frente à Oliveirense na final do Torneio Internacional da Maia a dar merecida vitória nessa prestigiada competição de início de época hoquista. Tendo a equipa de hóquei em patins do FC Porto vencido o Torneio Cidade da Maia, na sequência de três triunfos em igual número de jogos realizados entre sexta-feira e domingo. Havendo começado por vencer o HC Maia por 9-4 na sexta-feira, e feito o mesmo perante o Infante de Sagres, por 7-1, no sábado. Apurando-se para a final diante dos hoquistas da Oliveirense, vencedores de seus jogos, incluindo com o represente estrangeiro, da Suíça. Até que no jogo decisivo, que teve como palco o Pavilhão Municipal Nortecoope, os Dragões bateram a Oliveirense por 3-1.Com Gonçalo Alves, Giulio Cocco e Reinaldo García a serem os marcadores de serviço da equipa portista na final do torneio. Tendo os pupilos de Guillem Cabestany recebido a taça de vencedores.


No fim da disputa da Final da Supertaça de Bilhar registe-se o facto das duas equipas terem posado para captação fotográfica conjunta, em instantâneo de sã convivência, assinalando a respetiva presença. Por felizmente ainda haver desportivismo possível. Com honra e glória para vencedores e vencidos.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário