Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Recordando: TAÇA IMPRENSA, uma das antigas provas dos inícios de épocas do hóquei em patins


“Setembro chegou… o verão terminou, diremos “au revoir” [ô revoár]…  e… vou lembrar!

Assim, havia pelos idos anos sessentas e setentas uma cantiga, ouvida em finais de tempo de veraneio, em que pela voz dos dois cançonetistas afro-portugueses e portistas do Duo Ouro Negro era entoada essa melodiosa despedida, como que a dizer até breve – nos amores de verão que, como as ondas do mar, vão e vêm.. Então, passado o tempo de maior atração veraneante, também chegada a época desportiva, as diversas modalidades atléticas vão tendo período de reentrada nas competições. Como acontece em início de época no hóquei em patins, sucedendo-se vários torneios de preparação.

Ora, tal como nos dias que correm já aconteceu neste período de transição do verão para o outono com o Torneio Internacional da Cidade da Maia, ganho pelo FC Porto em final disputada com a Oliveirense; e seguidamente no Torneio Cidade do Porto (que o FC Porto já venceu em edições anteriores), este ano com a Oliveirense por sua vez a inscrever seu nome na lista de vencedores depois de ter suplantado o Sporting, também noutros tempos houve torneios de preparação, dos quais aqui e agora apraz recordar um exemplo.


Pois então, se hoje em dia esses torneios normalmente se disputam em eliminatórias entre quatro participantes, jogando dois contra dois ou todos contra todos, como também em número maior dividido em grupos, antigamente era usual acontecer mais num género de torneio início com maior número de concorrentes. Também com diferença de fase do ano, porque enquanto na atualidade a época do hóquei se inicia com a Supertaça e Taça Continental entre finais de Setembro ou princípios de Outubro (conforme haja outras competições que interfiram, como no caso de seleções, por exemplo), em tempos idos, como os campeonatos Metropolitano e fase final do Nacional se alongavam até meados do outono, cada nova temporada começava a rolar já depois do início do ano civil, entre Fevereiro e Março, nos alvores da Primavera. Como se recorda, desta feita.


Vem assim à recordação, entre exemplos possíveis, um dos torneios disputados na área da Associação de Patinagem do Porto na Primavera de 1970 – a “Taça Imprensa”. Disputada entre dez equipas, teve então epílogo no jogo decisivo, que por sinal foi o último da derradeira jornada da mesma prova, tendo o FC Porto, ao triunfar sobre o Infante de Sagres, vencido também essa importante prova no universo do hóquei distrital, nesses tempos românticos do aconchego nacional. Conforme se regista, através do que está gravado nas páginas do jornal O Porto, em seu número de 21 de Março de 1970 – com foto legendada na primeira página e apontamento informativo no interior.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

3 comentários:

  1. Estou com grandes dúvidas em relação aos guarda redes. Não me lembro do Luis Cateano e o outro referido como o Castro não jurarias mas parece-me ser o... José Manuel. Este "rapaz" (um ferrinho no Dragão Caixa em todas as modalidades) colabora na Secção de Óquei do Vigorosa há muitos anos e conheci-o nos nossos tempos de funcionário judicial (ele) e profissional do fôro (eu).

    ResponderEliminar
  2. O amigo ACL desta vez não esteve bem na balança (justiça) da apreciação... Os guarda-redes são mesmo o Castro e o Luís Caetano. O Castro era guarda-redes do tempo do Brito e o Luís Caetano estava pronto para qualquer eventualidade. Anos depois esteve à frente da secção de desporto adaptado do FCP e continua um grande portista, atento seguidor do hóquei e de tudo o que seja Porto. Quanto ao Castro, devia conhecer pois foi guarda-redes internacional.
    Desta feita este comentário anónimo passou, embora sabendo eu de quem é, por não conter nada de especial, mas os outros, sobre o museu e sobre o Oliveira, não. Para poderem ser publicados tem de assumir a identidade, não vou ser eu a assumir o que diz (como seria se desse publicidade a suas opiniões).
    Com consideração. Saudações portistas
    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  3. A um outro comentador anónimo, talvez tentando passar pelo anterior – mas facilmente se notando não ser, porque há pormenores evidentes – fica mensagem que se quer colocar esses assuntos, sobre os anteriores presidentes Pinto Magalhães e Américo Sá, há artigos neste blogue dedicados a eles ou a temas em que ficaram relacionados. Obviamente desde que dentro de normas corretas e com identificação.
    O autor e gestor do blogue
    AP

    ResponderEliminar