Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 14 de maio de 2017

Em hóquei em Patins: Promoção da equipa do FC Porto B – Hoquistas Dragões consumaram a subida com uma goleada


Se é em todos os momentos que se conhecem os amigos e, como tal, há espaços de afinidade em que o hóquei em patins do FC Porto sempre teve e terá lugar, quer na memorização como nas atenções do presente e futuro, melhor ainda é quando há boas razões para trazer a público algo relacionado com a realidade. Sendo que nem tem sido muito mediatizado o facto de também no hóquei em patins o FC Porto ter Equipa B, do escalão superior de formação, cuja equipa, de futuros valores, disputou esta época a 3ª Divisão, na respetiva série A (de clubes do Norte do país junto com representante da ilha da Madeira) e inclusive mereceu alguma atenção do Porto Canal através de transmissões diretas de alguns jogos. Ora o certo é que essa mesma equipa portista honrou os pergaminhos azuis e brancos, subindo da 3ª para a 2ª divisão. Conseguindo assim materializar o anseio de colocação numa divisão mais condizente com os objetivos, dos jovens hoquistas ganharem experiência enquanto aguardam oportunidade de ascensão.


Com efeito, «a equipa B de hóquei em patins do FC Porto garantiu na tarde deste domingo, dia 14, a subida à segunda divisão nacional, após golear a formação do “Olá Mouriz” ACDR, por 25-1. O triunfo dos Dragões, o 17.º na Série A da terceira divisão, permitiu à equipa de João Lapo chegar aos 53 pontos, beneficiando da derrota dos “Limianos” frente ao Lavra para terminar o campeonato com dois pontos de vantagem sobre o segundo classificado.

Treinado por João Lapo, o FC Porto B alinhou inicialmente com: Alejandro Edo (g.r.); Gustavo Vidal (cap.), Nuno Paiva, David Castaño e Dinis Abreu. Jogaram ainda também Alexandre Santos (g.r.), João Lima, João Vaz, Filipe Vaz e Marcelo Leite.

Em 22 jornadas, os portistas somaram 17 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, tendo marcado 182 golos e sofrido 68.» (Fonte: fcporto.pt)

Neste jogo, disputado no Dragão Caixa  e a contar para a última jornada da série A, todos os jogadores de campo do FC Porto B marcaram. Tendo os golos (numerados entre parênteses)  sido apontados por Gustavo Vidal (1), João Lima (4), João Vaz (4), Nuno Paiva (6), Filipe Vaz (1), David Castaño (3), Marcelo Leite (2) e Dinis Abreu (4). Havendo assim ficado todos com seu nome na ficha dos marcadores. 

Terminado o Campeonato Nacional de Hóquei em Patins da 3ª Divisão, Zona A, da época de 2016/2017, ficou assim escalada a CLASSIFICAÇÃO FINAL :


(Além do FC Porto B, vencedor da série A, subiram também os vencedores das séries B, C e D, respetivamente Académica de Coimbra, Alcobacense e Sporting B, com subida direta, indo agora essas mesmas equipas disputar entre si o título Nacional da 3.ª Divisão. Enquanto também, para apuramento acrescido, vai ser disputada uma liguilha de promoção entre os segundos classificados das quatro zonas.)

ARMANDO PINTO
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Nota: A imagem do quadro classificativo tem créditos da página facebook "Antigos Hoquistas Madeirenses", referente a "post" de Jorge Câmara, antigo hoquista do FC Porto.
A.P.

2 comentários:

  1. Armando, li o teu artigo no teu Blog, sobre a subida o Futebol Clube do Porto B à 2.ª Divisão, e de qual gostei. Não era necessário teres feito menção ao meu nome pela utilização da minha publicação nos Antigos Hoquistas da Madeira. Tens a minha autorização para utilizares o que entenderes das minhas publicações, isto para além do facto de estar à tua disposição, para o que precisares. Ah já agora, quando é que pensas fazer a história do hóquei em patins no Futebol Clube do Porto? Deixo-te com este repto.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Viva. Agradeço as palavras e a disponibilidade. Quanto ao repto do livro, sei que conseguiria, mas no caso era preciso alguém da secção do hóquei do FC Porto o desejar e consequentemente solicitar, pois tem de haver acordo do clube. Atualmente tudo o que é escrito e publicado em material físico tem de ter o aval dos clubes, considerado produto oficial. A não ser que houvesse editora interessada e nesse caso fizesse o acordo. Por isso, não é assim fácil e no geral para isso costumam ser jornalistas que andam no meio a ter essas possibilidades, embora em hóquei e modalidades do género façam mais coisas mas é sobre a seleção nacional quando ganha, etc.
    Abraço.
    Armando Pinto

    ResponderEliminar