Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 15 de abril de 2019

O Livro do Barrigana – História duma “estima”


Há muito, muito tempo, descobri algures muito mal estimado um livro, dedicado a um dos históricos guarda-redes de futebol do FC Porto, o célebre Barrigana, que não vi jogar mas muito dele li e ouvi falar. Sendo um daqueles ídolos que, sem termos conhecido cara a cara, admiramos pelo que representa para a mística que nos enternece. Predileção também acrescida pela aura que o acompanha pelos tempos fora, conforme ficou imortalizado por “Mãos de Ferro”, tal a forma como defendia a bola que lhe chegasse à frente, pelo ar, rente ao chão, como pelos lados, fosse como fosse.

Pois então, esse livro apareceu diante dos olhos aqui do autor destas linhas há já muitos anos, mas deveras estragado, sem capa e com folhas soltas. Tendo eu, com desvelo natural, tratado logo de o guardar, após alguns tratamentos de recuperação possível, com o gosto que vem de longe por livros e sobretudo documentação historiadora de tudo o que me desperta o sentido estudioso. Tendo então lhe colocado uma capa, melhor dizendo sobre-capa, de minha lavra, com imagens duns mini-posters (antigas separatas) a fazer de capa mais contra-capa e tudo revestido a plástico, em modo de preservação.


Agora, passados muitos anos, apareceu-me diante dos olhos um original exemplar desse livro, com capa e em bom estado, para o tempo que tem obviamente, distando sua publicação de 1953 (antes de eu nascer, portanto). Surgindo-me por estes dias de 2019, passados tantos anos, a oportunidade de o passar a ter de facto, junto com outros. Engrossando assim a biblioteca particular do que tem sido possível angariar, para passar a estar guardado aqui na estima pessoal.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário