Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 29 de abril de 2019

FC Porto Campeão Europeu de Sub-19 em futebol: Primeira equipa portuguesa a ganhar a Youth Champions League!


O FC Porto volta a fazer história no futebol europeu, com mais um título único entre clubes portugueses, ao vencer ao final da tarde desta segunda-feira dia 29 de abril a Youth Champions League. Facto inédito, bonito e sintomático de como no estrangeiro, sem a batota nacional, o FC Porto é o melhor representante de Portugal…


Orientados pelo antigo defesa-esquerdo azul e branco Mário Silva, os Dragões sucedem no palmarés ao FC Barcelona, vencedor em 2017/18, precisamente numa final frente ao Chelsea, que assim se ficou desta feita pela sua soma de dois troféus conquistados anteriormente, tal como os catalães.


Assim, este dia, tal como o 27 de Maio de 1987 da Taça dos Campeões Europeus e o 26 de Maio de 2004 da sucessora Liga dos Campeões Europeus/Champions League, este 29 de abril de 2019 fica como data histórica em que o FC Porto se tornou o primeiro clube português Campeão Europeu de Sub-19 e naturalmente único clube português a ter a Youth Champions League, Liga dos Campeões Jovens (Formação) ou Liga Jovem da Uefa.


Uma satisfação enorme, grandíssima, grandiosíssima. Que revela mais uma vez o que é o sistema português. Tal como no tempo do Fascismo de Salazar e Caetano até eram falseados os resultados das eleições, mesmo nem sendo livres, também na atualidade do regime do benfiquistão, pró-SLB, até todos os canais televisivos de sinal aberto com sede em Lisboa procuraram fazer esquecer que esta final de tão importante competição estava em disputa. Inclusive, dos canais distribuidores de conteúdos pagos de temáticas desportivas, a Sportv foi uma vergonha, esquecendo de acompanhar como faz em ocasiões com o clube a que verga a cerviz…Quando há alguns anos o Benfica foi à final da mesma prova parecia que Portugal tinha de assistir a tudo, tamanhas as doses de reportagens televisivas então transmitidas. Das duas vezes em que o Benfica foi finalista e perdeu, apesar do aparato da cobertura mediática. Desta vez nada…. Apenas o Porto Canal, embora naturalmente, esteve presente (além da Eleven Sport para quem paga o seu serviço). Ainda bem que o Porto Canal existe, pois assim agora podemos ver e viver tudo o que queremos... mesmo à distância. De modo a estarmos sempre presentes, de modo possível.



Para que conste, conforme está na enciclopédia "Wikipédia", a UEFA Youth League (Liga Jovem da UEFA) já tem boa história e inclui uma equipa portuguesa na lista dos vencedores... 


Liga Jovem da UEFA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
UEFA Youth League
Liga Jovem da UEFA
Nuevacompeticionuefa.png
Logótipo da Liga Jovem da UEFA
Dados gerais
Organização[União das Associações Europeias de Futebol
Edições6 (2018-19)
Local de disputaEuropa
SistemaGrupos e Eliminatórias



Liga Jovem da UEFA  (originalmente intitulada Liga dos Campeões Sub-19 da UEFA) é uma competição de futebol disputada pelas equipas sub-19 dos clubes apurados para a Fase de Grupos da Liga dos Campeões da UEFA, juntando-se a estes os campeões nacionais sub-19 dos 32 países melhor posicionados no ranking da UEFA, que não se encontrem representados na Fase de Grupos da "principal" Liga dos Campeões.


    A Liga Jovem da UEFA é a primeira competição jovem a nível de clubes e foi criada na sequência de pedidos de vários emblemas, através da Associação Europeia de Clubes. A época 2013/14 assinala a sua primeira edição.
    As equipas participantes na Liga Jovem da UEFA de 2013–14, disputam uma fase de grupos com a mesma composição da Liga dos Campeões da UEFA de cada época.
    Os 2 clubes mais bem classificados de cada um dos grupos disputará a fase de eliminatórias. Ao contrário da Liga dos Campeões da UEFA a fase de eliminatórias será disputada a uma só mão, com as meias finais e final disputadas em campo neutro.
    Fase de grupos
    O acesso à competição é reservado às equipas jovens dos 32 clubes participantes na fase de grupos da UEFA Champions League. As equipas disputarão uma fase de grupos idêntica e com o mesmo calendário da UEFA Champions League.
    Fase a eliminar e final
    A fase a eliminar será constituída por eliminatórias a um só jogo, o que significa um máximo de dez partidas para qualquer equipa, com as meias-finais e a final a disputarem-se sob a forma de uma fase final, em terreno neutro. Não existirá jogo de atribuição do terceiro e quarto lugar.

    História

    A imprensa britânica comentou que esta competição teria sido formada para "limitar a crescente influência da NextGen series", sendo que o ano de estreia da competição, coincidiu com o fim da NextGen series, anunciado a 16 de Agosto de 2013 pelos seus promotores, devido a problemas de financiamento da competição.
    Barcelona foi o primeiro campeão do torneio vencendo na final o Benfica (equipa que havia eliminado o seu rival, o Real Madrid). Na final, o Barcelona não teve dificuldades e ganhou por 3 a 0 sendo o primeiro campeão deste torneio. As duas edições seguintes foram conquistadas pelo Chelsea. A quarta edição do torneio foi vencida pelo RB Salzburg que na final venceu o Benfica por 2 a 1. Na edição 2017–18 o Barcelona voltaria a ser campeão batendo na final o Chelsea por 3 a 0. Na edição 2018–19 o FC Porto derrotou o Chelsea por 3 a 1 tornando-se o primeiro clube português a conquistar a prova.

    Finais da competição


    Estádio da Final / Ano / Final / Campeão / Placar / Vice-campeão

    Suíça - Estádio Colovray, Nyon

    2013–14
    FC Barcelona 3 – 0 Benfica

    2014–15
    Chelsea 3 – 2 Shakhtar Donetsk

    2015–16
    Chelsea 2 – 1 Paris Saint-Germain

    2016–17
    RB Salzburg 2 – 1Benfica

    2017–18
    FC Barcelona 3 – 0 Chelsea

    2018–19
    FC Porto 3 – 1 Chelsea

    ClubeNº de TítulosNº de VicesAproveitamento
    Inglaterra Chelsea
    2
    2
    50%
    Espanha FC Barcelona
    2
    0
    100%
    Áustria RB Salzburg
    1
    0
    100%
    Portugal FC Porto
    1
    0
    100%
    Portugal Benfica
    0
    2
    0%
    Ucrânia Shakhtar Donetsk
    0
    1
    0%
    França Paris Saint-Germain
    0
    1
    0%

    Aproveitamento por país



    País
    Nº de Títulos
    Nº de Vices
    Aproveitamento
     Inglaterra
    2
    2
    50%
    Flag of Spain.svg Espanha
    2
    0
    100%
    Portugal Portugal
    1
    2
    33%
     Áustria
    1
    0
    100%
     Ucrânia
    0
    1
    0%
     França
    0
    1
    0%


    No Site Uefa.com ficou assim narrado o acontecimento:


    « Porto bate Chelsea a conquista Youth League
    Segunda-Feira, 29 de Abril de 2019

    O Porto bateu o Chelsea por 3-1 em Nyon e tornou-se na primeira equipa portuguesa a conquistar a UEFA Youth League.

    O Porto bateu o Chelsea por 3-1 em Nyon, com golos de Fábio Vieira, Diogo Queirós e Afonso Sousa, tornando-se na primeira equipa portuguesa a conquistar a UEFA Youth League.

    Como foi a final ao minuto

    As primeiras situações de perigo foram criadas pelo Chelsea, com Lamptey muito activo pelo flanco direito, mas os remates de Gallagher e McCormick saíram por alto nos primeiros minutos.

     Fábio Vieira (de joelhos) festeja após marcar o primeiro golo do Porto

    Os portugueses reagiram bem, aos 15 minutos Tomás Esteves desmarcou Fábio Silva, o jovem avançado contornou o guarda-redes, mas o remate saiu tão fraco que não ultrapassou a linha de baliza. O Porto ganhou vantagem aos 17 minutos, o colombiano Angel Torres subiu bem pela direita e cruzou para a emenda certeira de Fábio Vieira ao segundo poste.

    Foi depois a vez de João Mário brilhar no ataque da equipa portuguesa. Primeiro obrigou Ziger a uma defesa atenta, aos 36 minutos falhou por pouco a baliza inglesa com um remate cruzado. A última oportunidade da primeira parte pertenceu à equipa orientada por Joe Edwards. McCormick tirou partido de um mau atrasado de Ndiaye e ficou isolado frente a Diogo Costa, o guarda-redes brilhou ao negar o empate ao capitão do Chelsea.

    O Chelsea, que queria conquistar o terceiro título em cinco épocas, empatou aos 53 minutos, Familio-Castillo cruzou da direita e Redan beneficiou do desentendimento entre os centrais e o guarda-redes para cabecear apara a defesa do Porto.

    A equipa de Mário Silva respondeu de imediato. Diogo Queirós deixou o aviso quando cabeceou forte e obrigou o guarda-redes Ziger a uma excelente defesa. Aos 54 minutos, o croata não conseguiu segurar um remate de João Mário e Diogo Queirós, após alguns ressaltos, recolocou o Porto em vantagem... com o joelho.

    O triunfo português ficou confirmando quando o suplente Afonso Sousa recebeu um passe de calcanhar de Romário Baró e fez o 3-1. Gilmour ainda tentou a sorte de meia-distância aos 85 minutos, mas Diogo Costa desviou a bola com uma palmada e segurou a vantagem do Porto até ao fim.

    = Diogo Queirós marca o segundo golo do Porto logo após o empate do Chelsea

    FIGURA: Diogo Queirós (Porto)
    O capitão do Porto foi sempre um esteio da defesa, com várias intervenções decisivas. Falhou no golo do Chelsea, mas não se deixou abater e, dois minutos depois, após deter um remate com selo de golo de remate de McCormick, foi ao ataque marcar o golo que recolocou a sua equipa em vantagem.

    MOMENTO: Golo de Afonso Sousa
    O médio, neto de António Sousa - vencedor da Taça dos Campeões em 1987 pelo Porto - entrou em jogo aos 63 minutos e aos 75 apontou o golo que confirmou o triunfo dos Dragões.»

    Na página oficial do FC Porto, fcporto.pt, foi também devidamente assinalado:

    « Equipa de Mário Silva conquistou o primeiro título na UEFA Youth League

    O FC Porto derrotou o Chelsea por 3-1 na final da UEFA Youth League e arrecadou o primeiro troféu Lennart Johansson do palmarés do clube, desforrando o desaire diante da formação britânica nas meias-finais da edição passada da competição. O conjunto de Mário Silva torna-se desta forma a primeira e única equipa portuguesa, até ao momento, a conseguir tal proeza europeia. 


    O Chelsea arrancou melhor e logo aos nove minutos Lamptey avançou pela direita para servir Gallagher, que bem dentro da grande área portista e sem marcação rematou por cima. No minuto seguinte, um lance praticamente igual conduzido pelo lateral direito dos ingleses foi concluído pelo capitão McCormick, também sem êxito. Ainda assim, ao minuto 17 foi o FC Porto a ganhar vantagem: Ángel Yesid abriu caminho pelo flanco direito e permitiu a Fábio Vieira, ao segundo poste e livre de oposição, dar um pequeno toque para o 1-0.


    A partir desta altura, os Dragões ganharam o ascendente e ainda durante a primeira parte dispuseram de três ocasiões claras para avolumar o resultado por João Mário (21’ e 35’) e Fábio Vieira (27’). Antes do intervalo, contudo, os “blues” voltaram a aproximar-se com perigo da baliza lusa, mas McCormick, isolado, perdeu o duelo com Diogo Costa.


    A segunda metade começou a um ritmo frenético. Depois de um livre de Fábio Vieira ter assustado a defesa britânica, chegou o empate através de Redan, que de cabeça deu seguimento a um cruzamento da direita. A resposta dos azuis e brancos foi pronta, com Diogo Queirós a cabecear para uma intervenção apertada de Ziger, antes de logo a seguir ganhar um ressalto junto à linha de golo, após remate de João Mário, para assinar o 2-1. Galvanizados, os jovens portistas aumentaram distâncias à entrada para o último quarto de hora através de um pontapé oportuno de Afonso Sousa no lado esquerdo do ataque luso.


    Até ao fim, Ángel Yesid, Fábio Silva e Vítor Ferreira podiam ter inscrito os nomes na lista de marcadores, enquanto Diogo Costa travou as intenções de Gilmour. O próximo compromisso dos Sub-19 é já este domingo, às 17h no Olival, face ao Alverca, em desafio antecipado da 10.ª jornada do Nacional da categoria.


    Eis os 31 jogadores que contribuíram para a conquista da UEFA Youth League: Diogo Costa, Francisco Meixedo, Carlos Peixoto e João Gonçalo (guarda-redes), Afonso Sousa, Angel Yesid, Boris Enow, Cláudio Silva, Duarte Moreira, Fábio Silva, Fábio Vieira, Gonçalo Borges, João Mário, Juan Perea, Pedro Justiniano, Levi Faustino, Manuel Mané, Mor Ndiaye, Rafa Pereira, Rodrigo Valente, Romário Baró, Rúben Amaral, Taddeus Nkeng, Tiago Lopes, Tiago Matos, Tomás Esteves, Vítor Ferreira, Diogo Bessa, Diogo Leite, Diogo Queirós e Paulo Estrela.

    FICHA DE JOGO

    FC PORTO-CHELSEA, 3-1
    UEFA Youth League, Final
    29 de abril de 2019
    Centro Desportivo de Colovray, Nyon, Suíça
    Árbitro: François Letexier (França)
    Assistentes: Cyril Mugnier e Mehdi Rahmouni
    Quarto árbitro: Jérôme Brisard

    FC PORTO: Diogo Costa (g.r.), Tomás Esteves, Diogo Queirós (cap.), Diogo Leite, Tiago Lopes, Mor Ndiaye, Ángel Yesid, Fábio Vieira, Fábio Silva, Romário Baró e João Mário
    Substituições: João Mário por Afonso Sousa (63m), Fábio Vieira por Vítor Ferreira (71m), Romário Baró por Gonçalo Borges (89m), Fábio Silva por Taddeus Nkeng (89m)
    Não utilizados: Francisco Meixedo (g.r.), Tiago Matos e Pedro Justiniano
    Treinador: Mário Silva

    CHELSEA: Ziger (g.r.), Lamptey, Colley, Guehi, Maatsen, McEachran, Gallagher, Gilmour, Redan, McCormick (cap.) e Familio-Castillo
    Substituições: Lamptey por Anjorin (76m), Gallagher por Brown (76m)
    Não utilizados: Tie (g.r.), Mola, Lavinier, Lawrence e Nunn
    Treinador: Joe Edwards

    Ao intervalo: 1-0
    Marcadores:  Fábio Vieira (18m), Redan (53m), Diogo Queirós (55m), Afonso Sousa (75m)
    Disciplina: cartão amarelo a McCormick (25m), Fábio Vieira (71m), Ángel Yesid (78m), Mor Ndiaye (85m), Maatsen (93m)»


    De recordar que para estar na final, depois da fase de grupos e eliminatórias, o FC Porto apurou-se para a fase final, a chamada Final Four (final a quatro), em que na meia final derrotou por 3-0 os alemães do Hoffenheim e com tal vitória garantiu, pela primeira vez na história, um lugar na final da Youth League. 



    Nesse jogo que deu o passaporte para o encontro final, Romário Baró, Fábio Silva e Tiago Matos marcaram os golos dos portistas, que estiveram sempre no controlo do jogo. Daí resultou que tivesse sido possível a disputa da final, em que o FC Porto festejou tão apetitoso título internacional, com o triunfo que só o FC Porto conseguiu até agora para o futebol português.


    Fica assim aqui obviamente memorizado este feito, sendo este espaço de Memória Portista. Pois vitórias destas serão para sempre recordar e fazer lembrar!

    ARMANDO PINTO
    ((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

    Sem comentários:

    Enviar um comentário