Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 30 de abril de 2019

Sub-19 do FC Porto Campeões Europeus: Luzes de néon pela vitória de Nyon !


E o Porto voltou a ser Campeão da Europa em futebol, desta vez em Juniores, com a grande e brilhante vitória na UEFA Youth League, Liga Jovem da UEFA, a Liga dos Campeões Europeus de Sub-19. 


Conquistada a UEFA Youth League, em Nyon, na Suíça, incidiram focos de luminosidade sobre os futebolistas do FC Porto que obtiveram tal grandiosa vitória na Liga Jovem da UEFA, dos Campeões Europeus de Juniores. Enquanto o dia seguinte foi de tomar o pulso a tão importante realidade. Incidindo sobre eles e sua conquista as luzes da ribalta, do mundo portista.


Ora, para o adepto comum e interessado no que respeita ao grande F C Porto, este dia seguinte foi de comprar o jornal, para ler e guardar. Naturalmente O Jogo, o jornal que costuma merecer apreço. Embora tenha chegado ao conhecimento público que, surpreendentemente, perante tantos casos anteriores, desta vez também o jornal A Bola apresentou sobre o FC Porto espaço maior que o costume na sua primeira página, fazendo justiça ao feito do FC Porto na sua capa. Contudo, como foi e é n' O Jogo que debruçamos nossa atenção e nos inteiramos do que desperta merecimento no mundo da bola de jogo, do jornal afeto aos clubes de Lisboa aqui fica apenas imagem da capa respetiva, para constar.


Sobre o jogo, propriamente, melhor que estar para aqui a tentar descrever algo que se viu pelas imagens televisivas, com a distância também do interesse por saborear essa alegria, respiga-se, com a devida vénia, o que veio publicado no jornal O Jogo. Através de recortes, por via de imagens digitalizadas do papel da edição desta terça-feira, por quanto a reportagem da jornalista Ana Luísa Magalhães cativa a atenção, num trabalho à altura do acontecimento, dando justo valor à grandiosidade da vitória internacional do representante português nesse campo vizinho da sede da UEFA.


Entretanto, os novos campeões Europeus chegaram a Portugal, aterrando no aeroporto de Pedras Rubras, sendo aí alvo de receção eufórica, de tal jeito marcante que levou os próprios jogadores a cantarem eles mesmos o Hino do FC Porto à frente dos adeptos, como que homenageando os entusiastas portistas e o sentimento à Porto. Nomento arrepiante, como se pode ver através do Porto Canal. Após isso rumaram para o Dragão e “tiraram o retrato de família”, em pleno relvado. Seguindo-se vasto programa social, que meteu receção na Câmara Municipal e oficial entrega da Taça no Museu.


Enquanto isso, estava presente tudo o que se passara de véspera. Ocorrência feliz que teve destaque n' O Jogo, a quase toda a primeira página da Edição Norte do dia imediato:


Então, tendo este dia seguinte sido mesmo de comprar o jornal, para ler e guardar, fica a respetiva capa a ser mais uma das valiosas de coleção, a juntar a algumas outras, sobretudo as de registo de outros títulos internacionais do futebol do FC Porto.


ARMANDO PINTO
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

1 comentário:

  1. Obrigada, mais uma vez. Queria só aproveitar a ocasião para corrigir duas gralhas que escaparam no texto principal.
    - A taça chama-se Lennart Johnanson, não foi entregue pelo senhor. Foi uma confusão motivada pelas ratoeiras do Português.
    - Escrevi Fábio Esteves e não Tomás. Entre escolher ou outro, "escolhi" os dois. Coisas da pressão, às vezes leva a melhor.

    Cumprimentos
    ALM

    ResponderEliminar