Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 10 de novembro de 2019

Atualidade do futebol do FC Porto - Reflexão pessoal, de sentido coletivo


A noite de sábado, véspera do importante jogo da equipa principal do FC Porto no terreno do rival Boavista, teve infeliz marca na notícia do afastamento de quatro dos futebolistas estrangeiros portistas, por castigo interno perante atropelo ao regulamento de disciplina do clube. Tendo surgido tal triste novidade: «Marchesín, Uribe, Luis Díaz e Saravia estão fora dos convocados do jogo do FC Porto com o Boavista. Os quatro jogadores terão estado numa festa de aniversário até horas impróprias, e assim falharam o recolher obrigatório do clube portista.
Marchesin tem sido uma das figuras da equipa de Sérgio Conceição e vai falhar o encontro deste domingo. Uribe e Luis Díaz também têm sido presença assídua nos escolhidos do treinador, ao contrário de Saravia.»

Ora, isto é uma machadada no ambiente do clube e uma boa notícia para os adversários.

Como tal, este artigo apenas é aqui publicado, neste espaço particular, pois não é para ninguém se intrometer mas simplesmente como chamada de atenção de um adepto de longa data e sócio, contando que quem escreve sente o FC Porto.

Resumindo e concluindo, antes de mais, à primeira vista esta e outras ocorrências mais não serão que fruto do estado a que chegou o futebol do clube azul e branco. Sem necessidade de especificar pontos de vista, pois quem lá anda dentro sabe ou deveria saber, e quem está fora vê que as exibições e  os resultados estão a ser autênticos desastres, não só ao nível da equipa sénior, mas até na equipa B e nos Sub-19, por exemplo. Logo tem de haver reflexão contundente e sincera, de modo a atacar o mal enquanto é tempo.

Não estamos de acordo com muita gente que sempre aproveita coisas destas para atacar a Direção e as diretrizes de gerência, pois não têm aparecido alternativas. Não colhendo ser por respeito ao presidente, que se devia afastar por sua iniciativa, pois se assim fosse noutros quadrantes nunca haveria mudanças. Quem não está bem, põe-se. Quem quer ser alternativa presidenciável que assuma e não se escude em nada. Quem apoia outros rumos que faça valer sua vontade, pedindo uma assembleia extraordinária, por exemplo, e não andando por trás a opinar destrutivamente. Os que mais minam são toupeiras e bem sabemos que os inimigos não olham a meios para atingir fins.

O que se pretende com este desabafo é apenas um alerta interno, para as gentes de bem do FC Porto.

Diz-se que anda um chamado adepto, que tem entrada no ambiente do clube, “a fazer das dele”, sempre presente em atitudes e convívios que têm lesado o clube. Entre outros casos. Sendo pessoa que agora aparece em fotos no tal convívio do festejo que levou a esta ocorrência. Será? E será que na estrutura do clube estão a dormir com estas e outras "coisas"?

De um modo ou de outro com este castigo ao quarteto, quem será prejudicado é o clube. Quanto a mim em casos destes deviam ser punidos os jogadores sem castigar o clube, ou seja, sem que o FC Porto fosse prejudicado. Enquanto um valor como o Marche estiver fora quem dera que a equipa não se ressinta, porque quer se queira quer não ele tem disfarçado atrás a fraca prestação da equipa. E todos eles são pagos para jogar, o clube adquiriu-os porque precisava deles. Deviam sim ser castigados de outra forma, multando-os fortemente com redução de ordenado durante determinado tempo, por exemplo, assim como obriga-los a treinar pela manhã cedo, horas antes dos outros e depois novamente junto com os restantes, entre diversas hipóteses de os fazer ver que se portaram mal. Mas não prejudicando a equipa.

No FC Poro tem havido um histórico de casos em que o clube foi prejudicado com castigos internos. Desde o que foi feito ao Pinga e depois revisto já a bem; tal como com o castigo ao Soares dos Reis, mais tarde reabilitado por verificação tardia de ter sido injusto, a pontos de ter depois sido até diretor do clube; mais o célebre afastamento de Custódio Pinto, Américo Lopes e Eduardo Gomes que levou a ter sido perdido o campeonato de 1968/69; passando pelo castigo a Gomes devido ao que aconteceu com o Octávio Machado na Madeira e originou o afastamento do Bibota, levando-o a ter de ir depois para um clube rival... Querendo isto dizer que no FC Porto não há meio de se aprender com os erros do passado.

Enfim, que haja ainda bom senso é o que se pede e anseia, a bem do FC Porto. Devendo haver uma reflexão a sério, sem deixar feridas abertas.

Honremos o FC Porto, que o FC Porto nos contempla.

Armando Pinto

Post Scriptum (de atualização)
- Felizmente o FC Porto venceu no Bessa o difícil encontro com o Boavista, ultrapassando vitoriosamente esse sempre complicado dérbi. E ultrapassando momentaneamente o difícil estado do ambiente clubístico. Mas não se pode esconder a cabeça na areia, nem ficar a descansar sentados no relvado ou no banco e mesmo no balneário, tem de se enfrentar a situação de frente. Viu-se neste jogo que muita coisa tem de ser alterada e felizmente o Boavista desta vez não foi tão contundente, não tendo colocado à prova alguns dos problemas da atualidade portista. Foi assim então uma importante vitória, e agora com a interrupção do campeonato haverá tempo de tomar as melhores medidas. A bem do FC Porto.
A. P. 

5 comentários:

  1. Tem toda a razão. Será mais uma decisão despropositada e nefasta para o clube. Inclusive segundo o jornal O Jogo deve haver falsidades.
    Diz no Jogo - Uribe pede desculpa e nega festa até de madrugada
    Médio colombiano do FC Porto, afastado da convocatória do FC Porto para o dérbi com o Boavista, explica-se com uma publicação na rede social
    Matheus Uribe, um dos quatro sul-americanos do FC Porto afastados, por razões disciplinares, do dérbi deste domingo com o Boavista , recorreu às redes sociais para desculpar-se, mas, especialmente, para esclarecer o que aconteceu na noite de sexta-feira para sábado . " À meia-noite, depois dos meus companheiros saírem, fui descansar, já que no dia seguinte não tínhamos treino [FC Porto só treinou de tarde]. A minha família e eu sabemos que a prioridade número um neste momento é cuidar da minha condição física para ter o melhor desempenho de um jogador de futebol profissional", pode ler-se no longo texto na rede social Instagram.
    O médio colombiano, que fora titular na quinta-feira, no Rangers-FC Porto, nega, de forma clara, ter estado na festa de aniversário da esposa até às 5 horas. "A minha esposa, amigos e família continuaram na festa que era no jardim da minha casa. Por essa razão os meios de comunicação social e as pessoas de fora dizem que estive até às 5 horas. O que é totalmente falso", explica.
    Quer dizer os do contra inventam e no clube não sabem separar as águas, será?

    ResponderEliminar
  2. Enquanto os adeptos verdadeiros sofrem, no clube deixam andar esse Pinho que se sabe ser um mouro infiltrado, a organizar festas para destruir jogadores e mais, às tantas asinda lhe dão um dragão de ouro por levar o clube a bater em baixo a mando do Vieira e acólitos toupeiras, sem na Direcção descobrirem que estão a ser levados.

    ResponderEliminar
  3. Até dá raiva ver como anda gente a destruir o FC Porto e no clube deixam andar. O Porto é que perde. Que saudades de Pinto dsa Costa quando tinha Alexandre Magalhães a fazer ver como era, e com Pedroto a impor-se. Agora só porque veio a público uma coisa que no tempo de Pinto da Costa e Pedroto ficava no balneário, já se deita tudo a perder. Esta opinião não é a intrometer-me mas a deixar falar o que me vai na alma como dragão.

    ResponderEliminar
  4. Este caso dá mesmo para ficar revoltado. Os comentadores ditos portistas nas televisões têm de obedecer aos donos para justificar o dinheiro ganho, logo têm de falar para não ficarem mal os que querem o mal do Porto. Até o Oliveira, que quando subiu a senior saltou da janela do hotel de estágios para andar na noite, veio armar-se em chico esperto. Os que mais falam a concordar com os castigos deste jeito são os que andam na órbitra dos bastidores. Só falta dizerem que aceitavam que numa empresa se castigassem funcionários pondo-os em casa a ganharem o ordenado e a entidade patronal ficava a perder. Tristeza. Já na época passada se perdeu o campeonato ao perder a vantagem por asneiras de afastamentos internos.

    ResponderEliminar
  5. O clube da treta arranjou forma de divulgar uma festa que não se sabe se foi ou não como dizem mas os diretores do Porto foram atrás. Não viram ainda que o CM e a CMtv montaram tenda, por alguma coisa, junto à casa. Nada é por acaso. Eles viram que o Porto tinha um guarda-redes à altura e trataram de o afastar. Os outros foram por acréscimo. Mas no Porto foram e estão a continuar a ir no engodo. Afinal a cartilha consegue chegar com mais esperteza onde os que pensavam ser espertos não atingem. Não foram esses que também aceitaram o tal calendário de jogos como o Benfica queria? Ai que depois vão andar a laber feridas. E os adeptos é que sofrem.
    AC

    ResponderEliminar