Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 10 de outubro de 2020

Falecimento de Kulkov (1966 / 2020) – um dos “obreiros do Penta” inédito do futebol português

Chegada ainda pela manhã, neste sábado 10 de outubro, através da comunicação social, a notícia da morte de Kulkov apanhou de surpresa toda a gente:  

- Morreu Valery Kulkov, antigo jogador do FC Porto que fez parte do inédito pentacampeonato conquistado pelo FC Porto e único em Portugal.

Vasily Kulkov, que veio para o FC Porto em 1994 numa surpreendente transferência, tendo deixado o Benfica e ingressado no FC Porto junto com seu compatriota Iuran, será sempre lembrado como um dos obreiros do primeiro campeonato do Penta.

Na página do FC Porto foi então divulgada correspondente nota, sobre o mesmo médio russo que venceu um campeonato e uma Supertaça pelo FC Porto:

«Faleceu Vasily Kulkov, antigo centrocampista que representou o FC Porto na temporada 1994/95. Durante o período que passou na Invicta, Kulkov sagrou-se campeão nacional e vencedor da Supertaça Cândido de Oliveira. Vítima de doença prolongada, o ex-futebolista russo faleceu este sábado, aos 54 anos.

Com a camisola dos Dragões, Kulkov disputou 27 partidas, apontou dois golos e conquistou outros tantos troféus, antes de regressar ao país natal para representar novamente o Spartak de Moscovo.

À família enlutada, o FC Porto apresenta as mais sentidas condolências. »

Como recordação, nesta hora de consternação, relembramos uma reportagem saída no jornal A Bola, à época da mudança dos dois russos do Benfica para o FC Porto, aquando da azia dos que o viam partir e entusiasmo dos que o acolhiam no seio do sentimento portista.

Descansa em paz, campeão.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário