Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Efeméride: resultado que colocou o treinador Vogel na história... e história dum saudado regresso de Araújo.

 

Na atenção e acompanhamento das coisas informativas que nos despertam atenção, foi desta vez relembrado pela lembrança do caro amigo Diogo Faria, na rubrica Aconteceu da newsletter Dragões Diário, uma evocação oportuna e curiosa sobre um treinador de futebol que esteve no FC Porto mas é praticamente desconhecido dos meios historiadores do mundo do desporto nacional: Vogel.

Desse mesmo, assim, na linha de recordação, a propósito, se recorda a estada de Vogel no clube portista.


Ora, na missiva diária oficial do FC Porto é recordado, desta vez, como uma das efemérides do dia:

«Anton Vogel é um nome compreensivelmente pouco conhecido da história do FC Porto. Este treinador passou pelo clube durante poucos meses, em 1950, e não teve tempo para conquistar qualquer troféu, mas dirigiu a equipa numa vitória importante sobre o Benfica. Há precisamente 70 anos, no Campo da Constituição, ao intervalo registava-se um empate a um, mas no fim o marcador já tinha subido até aos 5-2 a favor da equipa da casa..»

Em vista disso, como realmente não há muito por onde se pegue no assunto em livros e revistas de publicação saída nos últimos trinta ou quarenta anos, por exemplo e pelo menos, deitamos olhos ao que consta da coleção da antiga revista lisboeta Stadium, para efeito de memorização mais ilustrada.

E, ao correr da memória escrita, pode recordar-se algo mais aqui da história desse triunfo, concretizado através de golos portistas apontados por Nelo Barros, um, e Monteiro da Costa e Vital, dois cada um. Mas, além da boa prestação também de todos os outros, desde Barrigana, passando por Virgílio, Carvalho. Joaquim Machado, Pinto Vieira, Alfredo Pais e Carlos Vieira, o destaque foi para Araíjo.

Então, nesse jogo aconteceu o regresso de António Araújo à competição, depois de longa ausência por motivo de ter estado impedido pelo Centro de Medicina Desportiva, derivado a uma velha lesão, e, em nobre atitude de desportivismo daqueles tempos, o Benfica saudou o retorno do grande craque desse tempo com um ramo de flores entregues antes do jogo – cujo momento deu azo à capa da revista lisboeta Stadium, à época.

Estava-se aí na 4ª jornada do Campeonato Nacional de 1950/51 e o encontro motivou uma enchente no campo da Constituição, tendo o jogo proporcionado a Araújo assinalar sua reentrada na equipa com uma grande exibição, que muito ajudou ao concludente resultado com que o FC Porto brindou o Benfica – como a mesma revista deixou impresso à posteridade na sua página de análise à jornada.

António Araújo nesse jogo, com efeito, fez uma grande exibição, como também está relatado no livro “História dos 50 Anos do Desporto Português”, editado pel' A Bola: «Grande jogo de Araújo, que foi autorizado a jogar sob vigilângia médica, uma vez que ainda se suspeitava de padecer de uma nefrotapia crónica. Na partida nada se notou. Antes pelo contrário...»

Pois então, por toda essa envolvência, tal o caso de Araújo, e como nota de regsto da passagem de Vogel pelo FC Porto e no futebol português, o jogo merece ser revivido na memória, através das imagens coevas, pelas gravuras que foram publicadas na revista Stadium, em seu número seguinte ao jogo.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))))

Sem comentários:

Enviar um comentário