Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Recordes de inscrição de associados… a propósito da entrevista televisiva de Pinto da Costa à TVI

O caso do filho de Jorge Nuno Pinto da Costa ser sócio do Futebol Clube do Porto desde o dia que nasceu, por mérito óbvio do pai – conforme o presidente Pinto da Costa falou na sua entrevista televisiva mais recente – faz lembrar que, à época, o tema foi referenciado no jornal O Porto, ainda o mesmo Jorge Nuno era apenas um dirigente do clube como outros.

Claro que por esses tempos, e alguns anos mais seguidos, em que imperava a correspondência postal como meio de envio de comunicações, quem vivia nos sítios próprios ou mais próximos tinha essa vantagem. A ponto de quem residisse no Porto, por exemplo, logo poderia ir à sede do clube, no edifício da então Praça do Município, enquanto quem vivesse fora da cidade do Porto teria de fazer ainda o pedido do envio do impresso da proposta e depois mandava por correio ou por algum recoveiro, a não ser que fosse de propósito à Invicta. Coisas desse tempo, naturalmente,

Pois, na entrevista que nesta noite de quinta-feira de meio de outubro teve direito a horário nobre na TVI (coisa rara, que já não acontecia há cerca de 21 anos), e logo em pleno período do telejornal da noite, mais seguinte continuação na TVI 24… foi referido pelo Presidente do FC Porto esse caso do filho Alexandre ter sido inscrito como sócio do FC Porto no próprio dia de seu nascimento, há 52 anos e tal. Ora isso tilintou aqui na minha lembrança, de quão me recordava de ter lido qualquer coisa relacionada e sabia ter esse jornal entre o que tenho guardado. Dando azo a uma busca por coisas de afeição pessoal e assim... Há efetivamente algo que apraz recordar, a propósito duma notícia em que era referido que então Alexandre Jorge Pinto da Costa fora recordista e depois outros lhe sucederam, nessa honra. Como afinal agora é a neta de Pinto da Costa a recordista detentora de tal proeza.

Eis então o que foi publicado no jornal O Porto, em seu número 764, de 4 de abril de 1970, remetendo a anterior nota noticiosa da edição nº 745, ainda de 1969. E claro, antes ainda, havia sido dado relevo à inscrição respetiva de 1967, ano do nascimento de Alexandre Jorge Graça Pinto da Costa, primogénito de Jorge Nuno Lima Pinto da Costa.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário