Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

No 18º aniversário do Metro do Porto… lembranças do projeto da nova centralidade das Antas!

 07 / 12 - 2002 / 2020

A 7 de dezembro de 2002 entrou em funcionamento a primeira linha do Metro do Porto. Algo que antes parecia irrealizável, desde que nos tempos do Estado Novo foi metido na cabeça das pessoas, através da antiga maneira de comunicação para a opinião pública, que a estrutura do terreno da cidade do Porto, assente em rochosa camada de pedra, como se dizia, não permitia escavações de tuneis, ao invés do que aconteceu com a construção do “Metro” de Lisboa. muitos anos antes. Isso obviamente por manobras de desculpas e engalha meninos, a pontos que a gozar se dizia que a passagem subterrânea junto à estação de São Bento era o “Centímetro” do Porto.

Mesmo depois do 25 de Abril tudo continuou como fatalidade sem resolução. Até que com o então Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Fernando Manuel dos Santos Gomes, a “coisa” teve pés para andar e foi metido andamento ao processo. Para depois já com o Eng.º Nuno Cardoso na presidência municipal ser concluído e em 2002 finalmente aberto ao público. Em cuja envolvência passou também a ser idealizada nova centralidade na área das Antas, onde passava a haver importante estação do Metro. Tendo nessa vasta idealização começado a ganhar força a ideia do novo estádio do FC Porto, ao tempo de Nuno Cardoso na Câmara Municipal da cidade Portucalense. Embora depois tivesse havido a inundação dum Rio de corrente contrária, mas como dos fracos reza mal a história, fiquemos apenas com boas lembranças para este caso…

Ora, na efeméride da inauguração do Metro do Porto, a 7 de dezembro de 2002, recorda-se o tempo de preparação para o nascimento da área do estádio do Dragão, que na época ainda não tinha esse nome naturalmente – conforme se pode rever através dumas páginas da revista “Porto de encontro”, publicação da CMP, edição de janeiro de 2000.


= Para melhor leitura, seleciona-se em recortes as partes descritivas, com maior realce:

Armando Pinto

(Clicar sobre as imagens )))


Sem comentários:

Enviar um comentário