Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 6 de dezembro de 2020

Recordando: Um título, de muitos títulos, do historial do Ciclismo do FC Porto

Como numa etapa, mais, de memorização do que respeita ao FC Porto, e estando em fase de ordenamento do que há escrito e guardado para quando possível poder ficar em volume visível… deparamo-nos com um trecho sobre um título regional de ciclismo, que apraz lembrar aqui e agora. Porque para depois poder haver títulos nacionais no ciclismo, teria de se passar pela fase dos regionais. Tratando-se dum campeonato do escalão de formação, então oficialmente chamado de Amadores, pois também os corredores das bicicletas tinham de passar por essa categoria antes de alcançarem o posto de Independentes ou Profissionais, conforme a época decorrida.

Ora o ciclismo do FC Porto foi uma modalidade que, desde a transição das décadas de 30 para 40, e até aos primeiros anos 80, deu muitos triunfos ao FC Porto, na fase antiga. Tanto que anualmente entravam no clube largas dezenas de taças ganhas pelas equipas de ciclismo, devendo haver um bom número delas em armazém, além das que se vêm no nosso museu. Algo que agora se vem repetindo, tal como se nota por vezes em que a história se reveza, estando o ciclismo de novo da trazer muitas vitórias para o mundo azul e branco.

Então, como exemplo de muitos exemplos, de tempos recuados, recorda-se um desses títulos regionais, o de Campeão Regional de Ciclo-Cross de 1970. Através de recorte do jornal O Porto, da época.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário