Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

83º Aniversário Natalício do Presidente do FC Porto Nuno Pinto da Costa

No 83º aniversário natalício do Presidente do FC Porto, sr. Jorge Nuno Lima Pinto da Costa, naturalmente há a assinalar esta data, pela vitalidade que sua vida tem na Vida do FC Porto.

No meu tempo de Portismo já tive como Presidentes do FC Porto uns Nascimento Cordeiro (embora mal me recorde dele, a não ser pelo acompanhamento histórico), Cesário Bonito (então já apenas no comando duma fase de comissão administrativa), Afonso Pinto de Magalhães (esse sim, tão admirado pelo seu fervor e empreendimento de progresso clubista), Américo de Sá e Jorge Nuno Pinto da Costa. Sendo efetivamente Pinto da Costa algo especial, mesmo, nos 38 anos na Presidência no nosso grande clube durante seus 83 anos de idade.

Como diz numa conhecida canção a letra dum poema: Já nos faltam as palavras… também para escrever mais qualquer coisa sobre o Presidente do FC Porto, além de tudo o que está escrito e se sabe.

Como tal, dispensando-se mais quaisquer descrições narrativas, e sendo ele o Presidente-Dragão, como desde sempre o tenho referido, desta feita evoca-se aqui sob imagem legendada de Penta-Mor, como é o Presidente desse inédito feito do futebol e ciclismo em Portugal. Acrescentando-se também poder ser considerado um Tripeiro especial. De modo como até foi já retratado na revista O TRIPEIRO. Cujo número, da coleção do autor destas linhas, inclusive já esteve emprestado para digitalização na secção do arquivo histórico do clube, à guarda do Museu do FC Porto by BMG, tendo entretanto voltado a ficar guardado comigo após haver estado recolhido em armazém do mesmo museu.  

Assim, ilustrando o tema, de modo a variar de outras oportunidades similares, desta vez evoca-se o “nosso” Pinto da Costa com imagens do referido histórico número da revista “O Tripeiro”, de Setembro de 2011.

Parabéns, então, sr. Presidente do FC Porto. Com votos sinceros de muitos anos de vida, na continuidade vitoriosa do mundo azul e branco.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário