Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Efeméride: Campeonatos Nacionais de Pista de 1968: Cosme de Oliveira, Custódio Gomes e Equipa do FC Porto - Campeões Nacionais!

A 8 de dezembro de 1968, domingo e Dia Santo, em tempo que ainda era Dia da Mãe, o estádio das Antas foi local da realização dos Campeonatos Nacionais de Pista. Cujas provas decorreram então na manhã desse dia, às voltas na pista de ciclismo do estádio do FC Porto. Tendo faltado os ciclistas apurados de outras equipas, por estórias da história do ciclismo português por esses tempos. 

Foram vencedores os ciclistas do FC Porto Custódio Gomes em Velocidade, Cosme de Oliveira em Perseguição, e por equipas a equipa do FC Porto formada por Joaquim Leão, Alberto Carvalho, Joaquim Leite e José Azevedo. No final houve entregas das camisolas de campeões nacionais aos respetivos titulares, envergadas aos campeões, pelo ciclista Américo Silva, do Benfica, e pelos diretores Albano Pedroso e Venceslau Teixeira, respetivamente seccinista cessante e seu sucessor no pelouro de ciclismo do FC Porto. De cuja cerimónia e das provas há imagens em filme dos arquivos da RTP, em   https://arquivos.rtp.pt/conteudos/ciclismo-campeonatos-nacionais-de-pista/

De tal dia se recorda o sucedido através de recortes do jornal O Porto, de arquivo pessoal do autor deste blogue.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário