Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Efeméride: 1ª internacionalização dum futebolista do FC Porto na estreia da Seleção Nacional


No dia 18 de Dezembro de 1921 Artur Augusto tornou-se o primeiro jogador internacional do FC Porto ao alinhar pela Seleção Portuguesa de futebol, em jogo com a Espanha disputado em Madrid. 

Vem assim a talhe uma rememoração sobre o atleta portista que primeiro esteve presente numa equipa tida como seleção nacional, tornando-se desse modo oficialmente o primeiro internacional do F C Porto. 

Estava-se então nos inícios dos anos vinte, do século XX. Mas algo chegou a nossos dias por via de crónicas evocativas. Em vista disso, evocamos desta feita a imagem desse pioneiro, o primeiro selecionado para a equipa representativa do organismo do futebol português, através de alguns excertos de publicações que temos, felizmente. A começar por um recorte do jornal O Porto, de fascículos duma brochura dos “Internacionais do F. C. Porto”, de Rodrigues Teles (de cuja coluna é a imagem cimeira, que colocamos ao cimo deste artigo).


Seguem-se, pela ordem de publicação com respetiva legenda, alguns extratos, mais:

- “A Vida do Grande Clube Nortenho (2)”, por Luís César, nº Extra (em dois pequenos livros) das Seleções Desportivas, em 1978.

- Enciclopédia do Desporto, volume 2, edição Quidnovi, em 2003.

E, por fim, uma ilustração sobre a equipa dessa seleção primeira que disputou esse primeiro jogo...

- Imagem e legenda de “Colecção Equipas”, nº 1, das “Selecções Desportivas, edição de 1977.

Perfaz assim este ano de 2020 já 99 anos que isso ocorreu. Fazendo em 2021 um século, do 1º jogo da seleção de futebol com o nome de Portugal e do primeiro futebolista internacional do FC Porto!

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

1 comentário:

  1. Então no próximo ano faz 100 anos. À atenção da FPF e do FCP.

    ResponderEliminar