No dia 18 de Dezembro de 1921 Artur Augusto tornou-se o primeiro jogador internacional do FC Porto ao alinhar pela Seleção Portuguesa de futebol, em jogo com a Espanha disputado em Madrid.
Vem assim a talhe uma rememoração sobre o atleta portista que primeiro esteve presente numa equipa tida como seleção nacional, tornando-se desse modo oficialmente o primeiro internacional do F C Porto.
Estava-se então nos inícios dos anos vinte, do século XX. Mas algo chegou a nossos dias por via de crónicas evocativas. Em vista disso, evocamos desta feita a imagem desse pioneiro, o primeiro selecionado para a equipa representativa do organismo do futebol português, através de alguns excertos de publicações que temos, felizmente. A começar por um recorte do jornal O Porto, de fascículos duma brochura dos “Internacionais do F. C. Porto”, de Rodrigues Teles (de cuja coluna é a imagem cimeira, que colocamos ao cimo deste artigo).
Seguem-se, pela ordem de publicação com respetiva legenda, alguns extratos, mais:
- “A Vida do Grande Clube Nortenho (2)”, por Luís César, nº Extra (em dois pequenos livros) das Seleções Desportivas, em 1978.
- Enciclopédia do Desporto, volume 2, edição Quidnovi, em 2003.
E, por fim, uma ilustração sobre a equipa dessa seleção primeira que disputou esse primeiro jogo...
- Imagem e legenda de “Colecção Equipas”, nº 1, das “Selecções Desportivas, edição de 1977.
Perfaz assim este ano de 2020 já 99 anos que isso ocorreu. Fazendo em 2021 um século, do 1º jogo da seleção de futebol com o nome de Portugal e do primeiro futebolista internacional do FC Porto!
Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))
Então no próximo ano faz 100 anos. À atenção da FPF e do FCP.
ResponderEliminar