Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 21 de março de 2021

Efeméride da inauguração do Pavilhão de Treinos das Antas (mais tarde chamado oficialmente Pavilhão Afonso Pinto de Magalhães)

A 21 de março de 1970 o então Presidente do FC Porto Afonso Pinto de Magalhães inaugurou no complexo desportivo do Estádio das Antas um pavilhão de treinos para as modalidades, o primeiro desse conjunto de infraestruturas edificadas, no amplo espaço que ficaria conhecido por Cidadela Desportiva. Pavilhão aquele que mais tarde, já durante a presidência do presidente sucessor, Dr. Américo de Sá, viria a receber o nome do presidente do tempo da sua construção – o Pavilhão Afonso Pinto de Magalhães.

À época, além do estádio e do campo de treinos junto à entrada da maratona (como era conhecida aquela parte aberta do recinto principal), o pavilhão de treinos juntava-se ao tanque inicial de natação e à piscina descoberta, ali ao lado, depois coberta. Seguindo-se pelos tempos adiante as restantes construções, incluindo, três anos depois, a poucos metros de distância, ter passado a existir finalmente um pavilhão com bancadas para a assistência e consequentemente para a realização de jogos, o Pavilhão Gimnodesportivo das Antas, mais tarde rebatizado com o nome do presidente que o impulsionou, Américo Sá, sucessor do célebre banqueiro natural de Arouca que ora merece ser recordado, na efeméride da materialização do primeiro pavilhão implantado nas Antas.

A inauguração teve a presença do então Subsecretário de Estado da Juventude e Desportos, Dr. Augusto Ataíde (titular dessa pasta ministerial do Governo de Marcelo Caetano, vigente à época), em sessão solene englobada no programa de encerramento de mais um aniversário do clube. Numa cerimónia extensiva que contou também com a distribuição de “Rosetas” de 25 anos a 395 sócios do clube com essa longevidade, naquele tempo, além da distribuição de medalhas a 400 campeões pelo FC Porto nas diversas modalidades do ecletismo portista. Incluindo inauguração de um painel com os guiões das modalidades praticadas no ambiente das Antas, que eram 19 na época. A cujo ato estiveram presentes representantes de cada uma das secções, na sua maioria. Havendo a sessão tido ponto alto com discurso evocativo proferido pelo Coronel Augusto Sequeira, antigo Presidente e Sócio Benemérito do FC Porto.

Todo esse cerimonial teve lugar no pavilhão inaugurado desse modo, também, decorado a preceito, perante grande mole humana de associados e convidados presentes. Sob a supervisão, como mestre-de-cerimónias, do Dr. Henrique Santana, Diretor do jornal O Porto e oficialmente incumbido dessa missão de com sua arte ter conduzido toda a cerimónia. Mais apresentação a cargo do Vice-presidente Dr. Fernando Cabral. Sempre com o Presidente da Direção atento a tudo, entre o seu calor que soube dar à festa.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário