Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 31 de março de 2021

Efeméride: Delfim Santos, do FC Porto, Campeão Nacional de Fundo de ciclistas Amadores Populares em 1968

Nesta data de há uns bons anos, ainda no tempo da fase política chamada Primavera Marcelista e ocasião em que o país andava atento aos festivais da canção, com Carlos Mendes a representar Portugal no certame festivaleiro da Eurovisão cantando um “Verão” que se desejava, enquanto decorria a guerra colonial na África então portuguesa, etc e tal… era a 31 de março de 1968 decidida a atribuição do título de vencedor do Campeonato Nacional de ciclismo de estrada, oficialmente instituído como Nacional de Fundo, na categoria de Amadores Populares.

Então, após duas etapas, uma de estrada em longo percurso e outra em contra-relógio também em distância longa, sagrou-se Campeão Nacional de Fundo desse ano de 1968 em Populares o ciclista do FC Porto Delfim Santos.

Esse então jovem Delfim Santos era natural de Caldas de S. Jorge, terra também do astro do ciclismo portista Mário Silva. Nascido em 1949 naquela freguesia do concelho de Vila da Feira, como era ainda o nome da atual Santa Maria da Feira, Delfim Santos representou o FC Porto de 1968 a 1970, havendo chegado a sénior, como Profissional. Porém, nesse tempo de mobilizações para a guerra colonial (tendo sido um dos que foi obrigado a ir para o Ultramar) viu o serviço militar obrigatório cortar-lhe as pedaladas.

Nesse ano de 1968, na sequência do título nacional alcançado, Delfim Santos foi um dos homenageados na Festa dos Campeões de todas as modalidades do clube, que teve lugar meses depois na quinta do Presidente Honorário Sebastão Ferreira Mendes, mais um festival noturno nas Antas, numa das iniciativas da era da presidência de Pinto de Magalhães. 

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

 

Sem comentários:

Enviar um comentário