Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 1 de março de 2021

Um exemplo Portista de antanho !

Nestes dias que correm de horas difíceis, desde a infelicidade que se abateu no mundo portista com o falecimento do grande guardião andebolista Alfredo Quintana, acrescido das injustiças que se têm verificado perante a batota do sistema do futebol português que está a voltar ao regime Benfica-Sporting de tempos da ditadura (até nas modalidades de pavilhão), nada porém verga o Portismo verdadeiro. Algo que agora vem mais acima, entre portistas de verdade e não de conveniência nem passagem, apenas. Na linha do Portismo de sempre, de que não faltam exemplos. Porque o FC Porto é um clube especial, um mundo de bem e algo diferente de quaisquer arremedos.

Vem a propósito evocar um caso, já de longa data. Como foi o relatado no jornal O Porto em 1957, em sua edição de 30 de janeiro desse ano. Referente a ocorrência noticiada com datas dos anteriores dias 14 e 16, conforme foi antes reportado na imprensa nacional. Cuja narrativa para aqui se transpõe, em recortes ajustados para melhor leitura, e na forma como teve publicação no jornal nesse tempo oficial do clube.

À época ainda se não usavam cachecóis (os "cascóis"), com cores e símbolos dos clubes de eleição. Simplesmente nos recintos desportivos os adeptos se identificavam e apoiavam as equipas com pequenas bandeiras, de modo que era uso e uma honra usar um emblema na lapela do casaco, que também era usual nesses tempos fazer parte da indumentária normal. Sendo tais distintivos normalmente de chapa esmaltada, algo que no caso portista era em formato côncavo na parte da bola, num belo conjunto com desenho do símbolo portista, o nosso brasão abençoado.

Armando Pinto

1 comentário:

  1. Boa tarde,
    Notícia tocante de amor ao Clube.
    Abraços Dragonianos,
    DA_G10_Tribunal

    ResponderEliminar