Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 11 de março de 2021

Taça de Reparação à final com a Juventus da Taça dos Vencedores das Taças da Europa de 1984!

O FC Porto ao eliminar a Juventus da Liga dos Campeões de 2021, na terça-feira 9 de março, acabou de certo modo por vingar a injusta derrota da final da Taça das Taças em 1984. Algo que estava atravessado e jamais perdoado. Quão estava perpetuado com uma réplica da taça, oferecida através duma campanha pública por via da iniciativa dum programa televisivo, e agora para sempre continuará lembrado. 


~~~~~ *** ~~~~~

 

Pois... A primeira final europeia de futebol em que o FC Porto esteve presente resultou numa das mais gravosas roubalheiras internacionais vistas por muita gente, pela transmissão da televisão via Eurovisão. Sendo como tal uma daquelas “coisas” que não dá gosto recordar, mas não se pode esquecer. Associando-se sempre aquilo a uma espécie de jogada de bastidores, que mais tarde teve ainda outros contornos, incluindo algo relacionado ao que sucederia anos depois com um jogador daquela equipa italiana desse tempo, mais tarde dirigente do organismo europeu do futebol. Como tal sem se poder esquecer, para haver memória do mal que foi feito ao FC Porto dessa vez ao nível europeu, por então terem estado em jogo outros interesses, de marcas em equipas de poderes. Havendo isso originado depois que, através dum programa televisivo de grande impacto, à época, tivesse havido uma campanha a procurar redimir o facto de essa taça não ter ficado onde devia ser. Caso que, isso sim, é de recordar melhor e vem a talhe sempre que surge um motivo a avivar a memória de tal ferida, ocorrida a 16 de maio no distante ano de 1984. Tendo presente a taça grande que ficou no Museu do FC Porto, vinda do Programa de televisão 1, 2, 3 ("Um, Dois, Três").


De realçar que essa campanha teve aderência e participação de grande número de telespetadores anónimos e gente conhecida, entre os quais Ramalho Eanes. Tendo tido apoio de Benfica, Belenenses e Vitória de Setúbal.


Ora, tendo o desfecho desse jogo tirado ao FC Porto praticamente a taça em disputa, além dum penalti descaradamente roubado ao Porto, sobretudo com o golo decisivo a ter resultado duma evidente falta do avançado polaco Boniek, um dos estrangeiros então ao serviço da Juventus (tal como o francês Platini que ficou com a ficha manchada pelos casos conhecidos em que esteve associado ao longo dos tempos, entre o que para sempre fica ligado ao que se falou e escreveu nesse tempo)… mais tarde foi tentado reparar de alguma forma essa realidade em Portugal com a entrega de uma taça honrosamente reparadora. Facto concretizado, finalmente, através de iniciativa dum programa televisivo, chamado “1,2,3” da RTP, de Lisboa, por meio de subscrição pública. Havendo a entrega sido efetuada em Outubro de 1984 durante a realização ao vivo duma edição desse programa, então realizado propositadamente num palco da cidade do Porto, no Rivoli, com a presença dos jogadores do plantel do FC Porto, sendo a taça entregue a Gomes, Zé Beto, Lima Pereira, João Pinto, Jaime Magalhães, Frasco, Inácio, Eurico, Costa e C.ª (assim como, porque se estava já em período da época seguinte, também alguns novos, como Futre) – conforme se recorda aqui e agora, também, com imagens de reportagem da publicação respetiva do mesmo programa,”1,2,3 revista”


Dias depois, no jogo então disputado nas Antas, essa valiosa e estimada taça foi entregue à Direção do FC Porto, sendo pelas mãos do Presidente Pinto da Costa mostrada ao público presente.


Após isso ficou a taça orgulhosamente encimando uma das estruturas de trofeus da antiga Sala-museu Afonso Pinto de Magalhães, no estádio das Antas, em exposição histórica do FC Porto.


E no atual Museu FC Porto by BMG, no estádio do Dragão, está em vitrina significativa.


De seus 23 quilos de prata, em fabrico de joalharia que custou 1. 300 Contos (no dinheiro da época), tem peso e tamanho à medida da dimensão de seu significado! 


ARMANDO PINTO
Março de 2021
((( Clicar sobre as imagens )))

5 comentários:

  1. Excelente documentário. Abraço..A.P.

    ResponderEliminar
  2. É bom saber-se a história. Esta taça é pouco conhecida de quem segue o futebol há menos de trinta anos. Grande memória. Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. o benfica apoiuo a iniciativa realmente outros tempos

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde

    Tinha uns maravilhosos 17 anos de idade e lembro-me muito bem, tanto da roubalheira escandalosa na final, bem como da campanha levada a cabo por esse grande vulto da comunicaçao que se chama Carlos Cruz, uma taça "moral" tal a forma como fomos impedidos de a conquistar dentro de campo.
    Desses tempos, retenho ainda a forma sábia como Pinto da Costa lidou com a nossa primeira final europeia, declarou pouco tempo depois que o FCP jamais pagaria prémio para a presença em finais, dali pra frente prémios só com o caneco na mão !!!

    ResponderEliminar
  5. Lembro-me bem desse programa de televisão da Bota Botilde, muito visto naquele tempo e lembro-me da entrega dessa taça paga por via duma campanha pública à qual aderiu muita gente de todos os lados e simpatias de vários clubes, enfim muita gente que reconheceu que o Porto tinha merecido ganhar a Taça das Taças contra a Juventus. O locutor era o Carlos Cruz e o Ramalho Eanes e o Fernando Martins do Benfica contribuíram, como muitos outros conhecidos.

    ResponderEliminar