Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 10 de março de 2021

Memórias do Hóquei em Patins Portista – “Sticadas” de Março em 1970

Estando-se em março, agora que se começam a fazer sentir no ambiente já efeitos da proximidade primaveril, com a natureza a renascer, apraz recordar, como a fazer reviver, ao correr de algumas lembranças de aproximação cronológica, algo das ocorrências hoquistas azul e brancas noutros tempos. 

Agora que por estes dias de 2021 a Primavera se aproxima ainda em tempo de confinamento da pandemia do Covid atual, calha bem lembrar a atividade do Hóquei em Patins no FC Porto nos inícios de época numa temporada longínqua mas sem restrições. Vindo assim a talhe algo das “sticadas” do hóquei patinado portista em março de 1970.

Ora, nesse ano de 1970, em apreço, com a nova temporada nos princípios da competição inicial, o hóquei do FC Porto passava por fase de renovação e consolidação, após a conquista do Campeonato Regional e do seguinte Campeonato Metropolitano em 1969, mais o 2.º lugar no Campeonato Nacional (em cuja fase final, com os campeões das então províncias ultramarinas, e após finalíssima disputada com prolongamento, sob tórrida temperatura africana, o título de vice-campeão soube a pouco, mas representou muito).

Para fortalecimento da equipa, havia então chegado um reforço de valia, como era o caso de José Fernandes, ex-CUF, internacional júnior e campeão europeu junto com os hoquistas do FC Porto Cristiano, Castro, António Júlio e Fernando Barbot.


Dessa fase ficou uma panorâmica memoranda em entrevista do diretor responsável da secção, ao tempo, como se pode recordar para enquadramento:

E para começo de época, em março de 1970, foi logo conquistada a “Taça Imprensa”. Tendo a mesma sido renhidamente disputada, como se pode rever por algumas das jornadas ao longo da prova – conforme registos do jornal O Porto, em sucessivas edições das diversas semanas do desenrolar da competição, terminada precisamente em março.

Pois então, por estes respigos possíveis, se pode rememorar a evolução da competitiva prova, metendo goleadas e algumas surpresas pelo meio, até que só no final ficou decidida a ordem classificativa.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário