Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 8 de outubro de 2022

Força Fernando Gomes – estamos contigo nosso Bi-Bota d’ Ouro!

 

Esta sexta-feira, 7 de outubro, foi surpreendido o mundo portista, em particular, e os meios desportivos e sociais do país, em geral, com a notícia do internamento hospitalar de Fernando Gomes, antigo futebolista e atual dirigente do FC Porto, conhecido por Bi-Bota.

Ora, Fernando Gomes, o maior goleador de futebol do Futebol Clube do Porto, passa por momento delicado com seu internamento hospitalar, devido a episódio de doença súbita. Quando há algum tempo estava em tratamento e a superar um estado de doença algo prolongada. Mas sempre em forma, dedicando-se à sua presente missão dentro do FC Porto, nomeadamente no dirigismo do futebol jovem portista.

Gomes teve uma carreira futebolística muito linda. Ficando na afeição portista como digno sucessor de Pinga, Araújo, Virgílio e Hernâni, expoentes portugueses do futebol azul e branco ao longo da História do FC Porto. Mais uns Cubillas, Madjer, Jardel, Lucho, Hulk, Falcao, dos estrangeiros de boa marca. (Quanto a jogadores de campo, pois em guarda-redes houve também bem salientes uns Siska, Soares dos Reis, Barrigana, Américo, Mlynarczyk, Vitor Baía, Helton, Casillas...). Apesar de Gomes não ter podido acabar seu tempo de jogador no clube do coração. Com um interregno de alguns anos sem ligação ao clube e sua Direção, mesmo depois (sem se manifestar publicamente). Felizmente que por fim regressou pela porta grande, como colaborador e posteriormente até dirigente. Estando contudo ainda a faltar no passeio da fama do Dragão, no exterior circundante do estádio do Dragão, uma placa circular sobre ele, como as outras, a homenagear o nosso Bi-Bota d’Ouro, na linha das que lá existem desde a inauguração do nosso atual estádio.

Como simples visão da importância de Gomes, e como mero exemplo de tantas coisas guardadas no espólio pessoal colecionado, juntam-se alguns exemplares sobre ele, enquanto amostra de tão importante carreira.

E, entre diversas coisas também autografadas...:

Pois então, na esperança que Gomes volte a superar mais esta fase, e muito desejando que continue a ser presença aos olhos portistas… tal como nos habituamos a vibrar com seus golos e sua ponderação, lhe dirigimos nossos votos: – Muita Força Fernando Gomes. Estamos contigo nosso Bi-Bota d’ Ouro!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário