Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Tributo ao histórico massagista José Luís - com parabéns pessoais no seu 88.º aniversário !

 

A 4 de Outubro de 1934 nasceu José Luís, massagista que esteve ao serviço do Futebol Clube do Porto desde 1953. Tendo entretanto passado à aposentação, naturalmente devido à sua bela idade, mas continuando como uma referência do seu e nosso clube do coração, a pontos de entretanto haver tido colocação duma estátua no atual Museu do FC Porto, bem como recebeu um Dragão de Ouro, entre outras deferências portistas.

José Luís Ferreira, natural do concelho de Penafiel, nascido que foi na freguesia de Canelas, perfaz então nesta data 88 anos de vida, quase tantos como o antigo guarda-redes Américo, o Baliza de Prata que o popular Zé Luís assistiu por vezes,  e o mais antigo futebolista ainda vivo do clube (atualmente com 89, a caminhar para os 90), e poucos mais que o atual presidente Pinto da Costa (que está com 84, quase a chegar aos 85).

Nesta ocasião vem a calhar dedicar ao conhecido antigo massagista, senhor José Luís, uma homenagem, ainda que apenas deste modo simples. Dedicando assim a José Luís do Carmo Ferreira uma referência também evocativa neste espaço de Memória Portista. Atendendo a ter sido deveras familiar a sua ação, para quem sempre acompanhou a vida do FC Porto, mesmo que à distância, mas dentro do possível. Habituando-nos a ver o popular Zé Luís, massagista, a acorrer a situações em que os futebolistas do FC Porto necessitavam de cuidados, como antes aconteceu com atletas de diversas modalidades, incluindo no ciclismo de tempos idos. 

= Memória fotográfica do tempo de José Luís no ciclismo portista. Pose, junto ao carro de apoio, de um grupo de ciclistas da equipa de ciclismo profissional do Futebol Clube do Porto - da esquerda para a direita: Alberto Carvalho, Gabriel Azevedo, José Luís Pacheco, Custódio Gomes e Cosme de Oliveira, acompanhados por José Luís (de cócoras), roupeiro e depois massagista.

Estando ele agora com 88 anos de idade, depois de ter estado mais de meio século em funções no FC Porto. Tendo convivido, privado e trabalhado com muitos atletas, treinadores, médicos, enfermeiros e dirigentes, foi uma autêntica peça de mobília da casa, e mais uma importante peça da máquina do FC Porto durante muito tempo.

Massagista Zé Luís foi roupeiro, tratou da relva, varreu bancadas, foi roupeiro e foi massagista. Trabalhou com o futebol, o basquetebol, o andebol, o voleibol, o hóquei em patins, o hóquei em campo e o ciclismo. Viveu o mais longo período de jejum do clube (entre 1959-1978) e o das conquistas internacionais no desporto-rei (a partir de 1986/1987). Aquando da homenagem que lhe foi prestada pelo clube, com a colocação duma estátua na entrada do Museu do FC Porto, em 2013, era então o funcionário mais antigo dos Dragões. Havendo contado, em entrevistas ao tempo proporcionadas, que tinha bem presente na memória mais de metade dos anos que o clube celebrava: «- Estive na inauguração do Estádio das Antas, em 1952, como adepto, e depois vi-o ser demolido, em 2004», recordou.

No FC Porto desde 1953, primeiro como Roupeiro e depois como Massagista, além de ter tido participação na obtenção de diversos títulos das várias modalidades em que desempenhou funções, tem no futebol sénior lugar especial na conquista de 2 Ligas dos Campeões / Taça dos Campeões Europeus, 2 Ligas Europa / Taça UEFA, 2 Taças Intercontinentais /Mundial de Clubes, 1 Supertaça Europeia, 25 Campeonatos Nacionais / Liga de Portugal, 16 Taças de Portugal, 21 Supertaças nacionais Cândido de Oliveira.

Ora, para a história, é de frisar também, que misturando-se com a História do FC Porto de tantos anos, José Luís, quer como Roupeiro, primeiro, e mais tarde Massagista, teve grandes mestres nesses misteres, como os históricos Chico (Francisco Gonçalves), Trindade e Lopinhos (Joaquim Lopes), bem como depois Vitor Hugo Magalhães, mais os Dr. Sousa Nunes, Dr. Santana, Dr. Domingos Gomes, Dr. Esteves, etc. até ao Dr. Puga.

Em 2014 José Luís foi galardoado com o Dragão de Ouro de Dedicação (“Dedicação do Ano”).

Ainda recentemente, aquando da mais recente final da Taça de Portugal, no Jamor, o treinador Sérgio Conceição levou consigo o histórico massagista Zé Luís à tribuna de honra, para junto com a equipa vencedora estar então presente também na entrega do trofeu da Taça de Portugal, conquistada em Maio de 2022. Ele que celebrou todas as Taças de Portugal do FC Porto como funcionário do clube, desde 1956, estando assim honorificamente também na de 2022.

Um abraço portista de parabéns, sr. José Luís.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

 

3 comentários:

  1. Este amigo jose Luis é do meu tempo como massaigiste como lopinhos un grande abraço con muita saude a este amigo do meu tempo de cycliste

    ResponderEliminar
  2. Muitos Parabéns por cultivar a imagem dum homem bom e excelente profissional de tantos quantos a ele recorriam se. Nunca oarecer fatigar-se. Tive muita honra de fazer dele meu companheiro de labor num tempo gravíssimo perante muitas lesões e todas de bela das sem recu divas e os jogadores a refazer em a carreira ainda com mais desempenho quer no clube quer na, seleção. Ainda tive o privilégio de ter cinovalunos na Faculdade a imagem nobre e educada de filhos seus. Saudades Zé Neto

    ResponderEliminar
  3. O falecido doutor Alfredo Sousa Nunes contava histórias fantásticas e hilariantes sobre o senhor José Luís

    ResponderEliminar