Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Dr. Leandro Massada: histórico andebolista e grande Portista, na captação duma grande entrevista ao Porto Canal

Por estes dias o Porto Canal trouxe diante de todos nós, Portistas, o Prof. Dr. Leandro Massada, revelando sua faceta de grande adepto do FC Porto, para lá de sua história de desportista e colaborador do clube.

Pois, então, foi uma agradável surpresa e encantadora hora de antena a entrevista dedicada a Leandro, o antigo atleta de andebol do FC Porto e depois Dr. Leandro Massada médico do clube, com lugar destacável na audiência do programa de entrevistas “Vencedores como sempre”, em mais uma entrevista televisiva também como sempre bem conseguida por Rui Cerqueira.

Com efeito, entre as diversas entrevistas que o Porto Canal já fez com grandes nomes do FC Porto, esta foi uma das que mais me entusiasmou (falando a escrever na primeira pessoa, para ser mais direto). Mesmo que de início aquela cara não me fosse estranha, mas me obrigou a fazer mentalmente comparações no tempo, depressa fiquei preso ao écran, pois logo o reconheci dos tempos em que pelo jornal O Porto seguia sua carreira, que é com quem diz o desenrolar do dia-a-dia do FC Porto pelos anos finais da década de sessenta e inícios dos anos setenta. Tal como, nesses idos tempos, me entusiasmava saber que o andebol portista tinha esses jovens valores como Leandro, Tavares da Rocha e outros, bem como no hóquei tínhamos o Cristiano, mais uns Hernâni, Fernandes, etc. Tendo agora, ao ouvir o Dr. Leandro, assim revivido esses mesmos tempos e de sua voz ouvido, de olhos e coração nos ouvidos, tudo o que ele tão bem soube descrever de como eram esses tempos do Porto ter de lutar ainda mais contra o poder do centralismo político-desportivo de Lisboa e arredores. Mais todo o desfiar de lembranças que são nossas também, desses tempos, ele lá dentro e eu cá fora e longe, mas com o mesmo sentimento azul e branco, afinal.

Na pertinência desta entrevista, vem a calhar lembrar de passagem algo da brilhante carreira de Leandro Massada, deitando olhos e mãos ao que primeiro me apareceu a desfolhar antigos jornais O Porto. Vindo assim a preceito recordar uma equipa sénior duma das vezes que o FC Porto foi Campeão Regional, em 1970, bem como do mesmo ano uma das equipas das camadas jovens com ele a treinador, quando foi precisamente ao mesmo tempo treinador de Juvenis e Juniores, no clube.

Por fim, como Leandro teve reconhecimento mais tarde, na consideração de ser tido como uma das “Lendas do FC Porto”, recorda-se a ficha oficial dele na narrativa que lhe foi dedicada, aquando da inauguração do pavilhão Dragão Caixa, na Primavera de 2009 – estando desde aí seu nome num dos círculos do passeio da fama no exterior do mesmo pavilhão, agora já denominado Dragão Arena.

O Dr. Leandro, com esta entrevista, em discurso tão sincero e até mesmo emotivo, na verdade, vincou os valores do FC Porto de sempre. 

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

4 comentários:

  1. Esta entrevista do Professor Leandro Massada recorda um tempo que felizmente desbravou o caminho para as gentes do norte e do Futebol Clube do Porto. Há figuras como José Maria Pedroto e Jorge Nuno Pinto da Costa que muito contribuíram para o grito de revolta.

    ResponderEliminar
  2. O grito de revolta foi mais tarde com Villas-Boas, na recuperação da auto-estima em 2010/2011, depois do clube ter sido gozado com os acontecimentos do túnel da Luz e castigos ao Hulk e Sapunaru, que estiveram 18 jogos sem jogar, num castigo mais tarde reduzido para 4 já depois de cumpridos todos e o Porto ter sido prejudicado, sem ao tempo a Direção do FCP ter sabido defender o clube a tempo. Tendo então no início da nova época havido o tal grito, como ficou para a história, começando na exibição plena da vitória na Supertaça nacional contra o clube da corrupção desportiva. Antes, muitos anos antes, com José Maria Pedroto e Nuno Pinto da Costa foi a campanha Norte-Sul, contra os roubos de igreja do sistema.
    AP

    ResponderEliminar
  3. Na verdade o F. C. do Porto à época devia ter apresentado recurso e interpor uma providência cautelar, para evitar de condenação antecipada, perante a possibilidade de revisão, como sucedeu afinal depois.

    ResponderEliminar
  4. A filha do Dr. Leandro era admirada na massa associativa mas desiludiu agora que se soube que é uma das pessoas satisfeitas com a má gestão da direção de Pinto da Costa.

    ResponderEliminar