Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Entre representantes do FC Porto de tempos idos – José Almeida: um futebolista junior portista em 1965 apreciado por Artur Baeta

Nem só de nomes mais famosos vive um clube, nem mesmo só de atletas que chegaram à equipa principal, das várias modalidades. Como também no futebol, principalmente. Tal o caso desta vez a evocar, entre desportistas que representaram o FC Porto e de quando em vez calha de serem recordados, ou mesmo dados a conhecer às gerações mais novas. Vindo agora à tona deste reconhecimento, entre representantes do FC Porto de tempos idos, um antigo futebolista dos Juniores do FC Porto, de nome José Almeida, que em 1965 foi tema dum artigo de apreciação escrito pelo então treinador Artur Baeta, em coluna então publicada no jornal O Porto.

Ora este nome foi naturalmente um dos que passaram à história, no meio de muitos que não são muito recordados, por não ter chegado depois a alinhar na equipa principal sénior do FC Porto. De modo que aqui o autor destas lembranças já não tinha também memória muito profunda, embora com ideia dum nome assim que jogara no tempo do Pavão e colegas dessas eras. Tendo agora podido relembrar este antigo júnior, por um pedido amigo.

Com efeito, um amigo grande portista, dos que tenho dos conhecimentos de Portista (mesmo nos conhecendo apenas por sermos todos Portistas muito interessados por tudo o que é FC Porto!), enviou mensagem a dizer que tem um amigo que lhe pediu para ver se eu saberia apurar, ou de memória me lembrava, de um futebolista ter jogado, ou ter sido atleta do FC Porto em futebol, nos anos 60, chamado José Almeida. De nome completo José Cardoso Almeida. Ora, eu lembro-me bem do João Almeida. Aquele antigo defesa central alto, do tempo do Américo, Pavão, etc. e que fez parte da equipa da campanha da Taça de Portugal de 1968, por exemplo. Mas esse era e é ainda João, enquanto o outro é José. E afinal, vim a descobrir também ter havido mesmo esse José Almeida, também colega do Pavão mas nos juniores.

Assim sendo, após pesquisa pelo material disponível, fui descortinar referência ao José Almeida, que foi titular da equipa principal dos Juniores do FC Porto. Conforme atesta uma coluna inserta no jornal O Porto de 1965, numa das crónicas de apresentação de futebolistas jovens do clube que ao tempo eram escritas pelo treinador Artur Baeta.

Assim eis o comprovativo de tudo isso, da publicação n’ O Porto, em seu número de 10 de fevereiro de 1965:

Pois o José Almeida, depois de ter passado da idade júnior e subido a sénior, jogou ainda noutras equipas, de outros clubes. Entre as quais durante anos da década dos anos 70 alinhou pelo Penafiel e no Gil Vicente. Entre outros clubes, possivelmente.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))


Sem comentários:

Enviar um comentário