Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 19 de março de 2024

A propósito da atual presença de 3 futebolistas do FC Porto nos trabalhos da Seleção Nacional A da Primavera de 2024… relembra-se tempo de outros 3 na Seleção Militar em 1964!

Sendo que não restam grandes memórias de chamadas de futebolistas do FC Porto à chamada Seleção Nacional A de futebol sénior, nomeadamente à Seleção A, como normalmente é chamada a principal, logo desde a primeira equipa representativa de Portugal em 1921, como reza a História, passando pelo Mundial de 1966 em que foi infeliz a intromissão do sistema BSB, até ao Euro 2004 e tantos casos mais, algo diverso chama a atenção quando aparecem mais nomes que o normal na lista de convocados. Tal como na atualidade acontece, em que para os jogos de preparação com vista ao próximo Euro 2024 estão convocados 3 futebolistas do FC Porto (Diogo Costa, Pepe e Francisco Conceição), incluídos no lote dos 32 escolhidos inicialmente para os trabalhos com vista aos jogos particulares desta Primavera, do corrente mês de março de 2024.

Ora, o caso faz relembrar factos de tempos idos, mas de molde diferente, quando os futebolistas do FC Porto raramente eram escalados para a Seleção Nacional A, mas eram incorporados na Seleção Militar de Portugal, existente ao tempo. Tendo sido histórica a presença de 3 Portistas (Hernâni, Arcanjo e Barbosa) na vitória de Portugal no Torneio Internacional Militar em 1958. Bem como se sucederam outras presenças ao longo dos anos 50 e 60, nas provas de Seleções de Países da NATO. Como no caso que vem a talhe relembrar, ocorrido na chegada da Primavera de 1964.

Isso, com efeito, remete a essa era do Estado Novo de Salazar e Tomás, quando do FC Porto foram convocados 5 futebolistas em idade de tropa (Rui, Atraca, Jaime, Pinto e Nóbrega), dos quais 3 jogaram dessa vez com a camisola da Seleção Nacional Militar. Tendo então atuado no 11 titular (não havendo substituições nesse tempo) os então militares Rui Teixeira, Custódio Pinto e Francisco Nóbrega. Como, de tais factos, se recorda as ocorrências por publicações do jornal O Porto, de Fevereiro e Março de 1964.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

2 comentários:

  1. Hernâni jogou mais tempo na seleção militar pelo facto de ser sargento. Se não me engano.

    ResponderEliminar
  2. Rui foi o eterno suplente dio F. C . do Porto nos anos 1960 e 1970 e tais, primeiro esperou pelo fim da carreira do Américo, mas depois não conseguiu agarrar o lugar e dividiu as chamadas à baliza do FCP com outros, com os que com ele alterrnaram em 1969/70, Aníbal, Vaz, Antenor e Frederico, e nas épocas seguintes alternando ainda com Armando, Tibi, Torres, Fonseca, etc.

    ResponderEliminar