Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 8 de março de 2024

Falecimento de Vítor Gomes (1950-2024)

Faleceu Vítor Gomes, antigo futebolista do FC Porto que foi muito admirado como elemento importante da antiga formação do FC Porto, primeiro nos Juvenis, como saliente elemento da equipa que na época de 1965/66 pela 1.ª vez conquistou para o FC Porto o Campeonato Nacional de juvenis e depois nos Juniores do FC Porto que em 1967/68 venceu o Torneio Ibérico. Tanto que depois foi um dos mais novos jogadores a subir ao plantel sénior do FC Porto, em 1968/69. Tendo mais tarde ficado conhecido como jogador da Académica de Coimbra, para onde rumou de seguida ainda no antigo regime estudantil, continuando depois longa e interessante carreira por outros clubes, até ter acabado a carreira, que dividia com suas funções de professor do ensino normal.

= Época de 1965/66. Equipa de juvenis do FC Porto que pela 1.ª vez conquistou o Campeonato Nacional de juvenis, derrotando na final o Benfica por 1-0.

Quando jogava nos Juvenis e nos Juniores Vítor Gomes era já apreciado e tido em devida conta, como se notava pela braçadeira de capitão que lhe foi entregue.

E nos Juniores, fez parte de equipas valiosas nas quais andavam com a sagrada camisola das duas listas azuis jogadores que eram tidos como futuros craques, como o plantel que venceu o  Troféu do 1º Torneio Íbérico. 


O tema dá para recordar esses tempos, pois era um jogador cujo valor então estava considerado como muito prometedor e tinha boa imagem entre a família portista, como ao tempo era visto Vítor Gomes. Então jovem que dera nas vistas na equipa portista de juniores, ao lado de outros como Araújo, Helder Ernesto, Lemos, Chico Gordo, Abreu, Vitorino, Rui Ernesto, etc.

= Equipa de Juniores com Vítor Gomes (1.º da esquerda, em primeiro plano, com uma bola) entre aquela linha de grandes promessas…

E de seguida ascendeu aos seniores, em cujo escalão maior, ao tempo, foi um dos mais jovens a conseguir ser promovido, assim. De modo que entrou então de forma saliente para junto dos consagrados do plantel sénior. Tinha então 18 anos e cerca de mais 3 meses apenas. 

Teve estreia no plantel sénior em jogos para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão à 6.ª Jornada da prova, na vitória por 2-0 sobre o Varzim, no estádio das Antas, a 6 de outubro de 1968 (entrando aos 45 minutos de jogo para o lugar do avançado brasileiro Djalma). 

Foi também um dos mais jovens (com 18 anos e 7 meses) a entrar em campo na equipa principal do FC Porto em jogos para as competições europeias. Tendo alinhado em ambos os jogos da 2.ª eliminatória da então existente Taça das Taças, na época de 1968/69, em novembro de 1968, nos jogos com o Slovan de Bretislava (no jogo da 1.ª mão substituindo o defesa polivalente Bernardo da Velha e na 2.ª mão a render o médio atacante Lisboa).

Teve então como ponto alto a digressão da equipa portista a Moçcambique, no período próximo da Páscoa de 1969, que faz parte das histórias dessa época.


Depois dessa temporada com Pedroto e António Morais no comando da equipa, Vítor Gomes ainda incluiu o plantel na época seguinte, durante a preparação da pré-época com Elek Schewartz.

De nome completo Vítor Fernando da Silva Correia Gomes, natural de Nogueira do Cravo, de Oliveira de Azeméis, terra em que nasceu a 22-4-1950, veio para o FC Porto com idade juvenil como avançado, atuando a extremo, e depois completou-se como médio de ataque. Após os anos de formação nos Juvenis e Juniores do FC Porto, integrou o plantel sénior do FC Porto em 1968/1969 e ainda em parte da época de 1969/1970, havendo efetuado 18 jogos pela equipa principal portista.

= Vítor Gomes atuando pela equipa principal do FC Porto em jogo contra o Varzim, na Póvoa.

Seguiu depois o caminho da Académica, ao abrigo da lei escolar, tornando-se mais conhecido no mundo da bola nacional ao serviço dos capas negras da Académica-OAF (Organismo Autónomo de Futebol), de onde passou para o União de Coimbra e depois encetou um périplo por diversas equipas, desde FC Penafiel, FC Famalicão, AD Sanjoanense, Recreio de Águeda, União da Madeira, UD Oliveirense, Real Nogueirense, FC Arouca e Bustelo, onde terminou a sua carreira de futebolista em 1985/1986.   

Após ter pousado as chuteiras, o Vítor Gomes ainda fez parte das Velhas Guardas do FC Porto, integrando equipas de antigos ídolos portistas, junto com Custódio Pinto, Nóbrega, Almeida, Valdemar e tantos outros desse seu tempo de jogador federado e de nossos tempos de adeptos atentos a tudo o que fosse e seja respeitante ao Futebol Clube do Porto. 


~~~ ***** ~~~

O Vítor Gomes era um atento leitor e seguidor do blogue “Memória Portista”, como ele fazia questão de me transmitir. Tendo-o eu conhecido pessoalmente no Encontro do “Dia do Clube” realizado em Rio Tinto, em 2016. Ocasião em que logo ele me cumprimentou a dizer que me conhecia já pelo blogue. Sendo desse mesmo dia uma foto em que posaram juntos o Prof. Styliano, o Rolando, Vítor Gomes e Valdemar, que nessa reunião alargada de Portistas estiveram também, entre alguns dos antigos craques portistas ali presentes.

Vítor Gomes, nesse mesmo Dia do Clube, também no final do dia ainda se juntou a todos os presentes na foto de conjunto (estando do lado direito, junto ao Hélder Russo, Paulo Jorge Oliveira e a mim, que estou ao lado também do Albertino. mais novo mas igualmente ídolo de tempos passados).


~~~ ***** ~~~

Pois agora chegou a notícia do falecimento de Vítor Gomes, infelizmente. Falecido na quinta-feira, dia 7. Desaparecendo assim mais um dos jogadores que admiramos naqueles idos anos da década de sessenta, quando foi formatado a preceito o nosso Portismo, enquanto o clube tinha dirigentes de entrega pura ao clube, treinadores carismáticos para sempre e jogadores resistentes, de autêntica fidelidade, nesse tempo de difícil competição com os rivais protegidos do regime.

Com efeito, entre notícias com que não se contam e aparecem de supetão, chegou esta sexta-feira tal notícia do falecimento do Vítor Gomes. Parte pois deste mundo um bom amigo, um seguidor do blogue "Memória Portista" e um simpático personagem do mundo portista e desportista. 


Descanse em paz.

Até sempre!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

NOTA: As fotos sem marca (e algumas com margens) são publicadas respeitando a feição da origem, conforme foram publicadas na página de Facebook do próprio Vítor Gomes. Enquanto as imagens com marca são de arquivo pessoal e particular do autor deste blogue.

ARMANDO  PINTO 

6 comentários:

  1. Caro Armando,

    Não sei se lhe interessa, mas como se trata dos 75 anos de um ex-jogador do FC Porto, aí vai:
    https://arogeraldes.blogspot.com/2024/03/teofilo-cubillas.html

    (retirado do blog: https://arogeraldes.blogspot.com)

    Cumprimentos,
    João Moreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, amigo. Agradeço a informação e sim interessam-me sempre estes temas e tudo o que possa ajudar a tornar mais completo este trabalho unicamente pessoal. Desta vez apenas não fiz um artigo sobre o Cubillas, na data do aniversário dele, por ter andado ocupado com outros assuntos e não ter podido, mesmo, embora como também já fiz um outro artigo sobre ele ainda há pouco tempo, aqui no blogue, seria repetir praticamente. Mas, como referi, agradeço.

      Eliminar
  2. Grande ser humano, e um excelente futebolista, uma grande perda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui amigo Vítor Gomes desde chegada do Brasil 🇧🇷 fomos quatro MOSQUETEIROS Fernando Correia seu irmão Sérgio Correia sua irmã dina Correia Vítor Gomes faleceu morte súbita em sua casa 🏡 foi um choque enorme dentro do meu coração chorei bastante sinto-me choque meu coração tremia meu peito doer..me
      pensei coisas muitíssimo sérias ?Vítor Gomes jogavamos todos dias cartas Vítor Gomes Fernando Correia contra outros dois somos portistas perdemos histórias Vítor Gomes serás sempre meu amigo até minha morte descansa em paz até amanhã Vítor Gomes

      Eliminar
  3. Agradeço esta notícia, de onde se percebe que o site do F. C. do Porto copiou e os jornais pelo site. Se não fosse esta notícia nem sabiam. Obrigado.

    ResponderEliminar