Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 18 de março de 2024

Recordando… De vez em quando: a apresentação pública de Alberto Teixeira, ainda Principiante – depois histórico futebolista dos anos 60 no FC Porto e mais tarde elo importante de ligação de Pedroto ao Clube…

Em meados da década dos anos 60 o jornal O Porto tinha uma rubrica de apresentação de jovens valores do futebol portista, através de crónicas de Artur Baeta, treinador das camadas jovens do clube nesse tempo. Sendo por esse meio que houve a primeira entrevista a Artur Jorge (já relembrada e memorizada nesta blogue, há alguns anos e mais recentemente aquando de seu falecimento) e, entre tantas mais, também teve pública apresentação Alberto Teixeira, então capitão da equipa de Principiantes. O Alberto que, depois de seguidamente ter passado pelos Juniores, escalão em que foi Campeão Nacional pelo FC Porto ao lado de Pavão e outros, subiu ao plantel sénior com Pedroto no comando e fez parte da campanha que quase levou ao Título em 1968/1969. Mais tarde, após ter passado por outras equipas e quando estava a jogar no Boavista, foi quem apresentou o treinador Pedroto a Jorge Nuno Pinto da Costa. Facto interessante e importante, apesar do que por vezes tem aparecido referido de modo diferente, com importância apreciável quanto ao que resultou depois no regresso do Mestre ao FC Porto, quando Pinto da Costa era Chefe do Departamento de Futebol, ao tempo da Presidência do Dr. Américo Sá.

Pois antes de tudo isso, mas revelando já algo do que era esse então jovem futebolista, o Alberto passou a ser mais conhecido da Família Portista através da sua apresentação pública em letra de forma, no jornal O Porto, em março de 1964. Cuja crónica se recorda, aqui e agora.

Armando Pinto

NOTA: - A propósito, recorde-se aqui (clicando) em

https://memoriaporto.blogspot.com/2021/02/como-pinto-da-costa-e-pedroto-iniciaram.html

((( Clicar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário