Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 17 de março de 2024

Aconteceu há 112 anos (17/03/1912): - A 1ª vitória do FC Porto em jogos de futebol com equipas estrangeiras – lembranças em imagens e legendas de Paulo Jorge Oliveira

A 17 de Março de 1912 o FC Porto conquistou a sua primeira vitória internacional (registada), contra o Real Vigo, por 4-1. Sendo tal "coisa" um acontecimento verdadeiramente histórico, a merecer fazer parte das melhores memórias do mundo portista, aqui se memoriza o facto, desse jogo que em 1912 deu o pontapé de saída nas vitórias em encontros de equipas do FC Porto com equipas estrangeiras. Desta vez deitando mãos e olhos ao que o amigo Paulo Jorge Oliveira publicou na sua página de Facebook e para aqui se transpõe, regista e partilha, com a devida vénia (Armando Pinto):

= «Anuncio que saiu no JN de 17 de março de 1912 a anunciar o cartaz do jogo internacional no Campo da Rainha que o FC Porto venceu o Vigo FC por 4 - 1. »


= «Vitória do FC Porto frente ao Vigo FC no antigo Campo da Rainha. (17/03/1912). FC Porto 4 - 1 Vigo FC. Em cima da esq. p/ dta. Magalhães Bastos, Peter Janson e Vitorino Pinto. Na fila do meio, Dr. Camilo Figueiredo, Allwood e Mário Maças. Em baixo pela mesma ordem, Camilo Moniz, Weber, Grant, Harrison e Ivo de Lemos. Treinador francês Adolphe Cassaigne.»

(Paulo Jorge Oliveira)

((( Clicar sobre as imagens )))

1 comentário:

  1. Muito obrigado é uma honra partilhar história do FC Porto com o meu amigo Armando Pinto. Grande abraço portista.

    ResponderEliminar