Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 30 de setembro de 2025

Evocação do “Mãos de Ferro” Barrigana (28/04/1922-30/09/2007) na efeméride do seu falecimento

A 30 de setembro de 2007 faleceu Frederico Barrigana, o “Mãos de Ferro” do FC Porto. Célebre guarda-redes de futebol que foi um dos grandes nomes do FC Porto, falecido então com 85 anos.

Assim sendo, embora numa data como esta, é ocasião de mais uma vez evocar esse grande ícone da memória portista. Como alguém que em seu tempo foi autêntica referência da mística azul e branca. Como se pode recordar num exemplo paradigmático, através de uma fotografia original, com que desta vez se expande sua imagem memoranda, para lá das imagens diversas que têm ilustrado os vários artigos dedicados ao mesmo guarda-redes que enchia as balizas na defesa do FC Porto, agarrando as bolas com suas mãos fortes. Tratando-se duma fotografia do início da década dos anos 50, na vinda duma embaixada do FC Porto à então vila de Felgueiras, com Barrigana como número um da devida representação portista.

Então, inserida na campanha de angariação de fundos para a edificação do estádio das Antas, que estava em construção (e seria depois inaugurado em 1952), veio uma equipa representativa do FC Porto a Felgueiras, para um jogo com a equipa do FC Felgueiras (que, fundado em 1932, mas com alguns hiatos na sucessiva continuidade, estava ao tempo em reativação). Tendo na chegada à então vila da terra do Pão-de-ló de Margaride a comitiva portista sido recebida no edifício que servia de Paços do Concelho, ao tempo. Quando ainda estava em construção o novo edifício da Câmara Municipal e como tal os serviços camarários andavam espalhados por diversos locais, servindo de salão nobre a área mais distinta do edifício do Grémio, que albergava também gabinetes municipais. Sendo ali que houve a sessão solene da receção de boas-vindas, e então apresentada a delegação do FC Porto pelo felgueirense e grande portista Adriano Castro, da Longra, diante dos responsáveis do Município, Dr. José de Castro Leal de Faria, presidente da Câmara, e sr. Manuel Bragança, secretário. Tendo depois falado Barrigana, em nome do FC Porto, como se vê no instantâneo fotográfico desse momento – perpetuado na fotografia, oferecida ao autor desta lembrança pelo amigo Longrino sr. Adriano Castro, à época interlocutor na vinda da equipa a Felgueiras (foto que consta do livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”, publicado em 1997, também aqui do autor). Sendo sintomático o facto de ser Barrigana o porta-voz da embaixada portista, enquanto estavam presentes alguns diretores, como por exemplo Carlos Nunes, e outros que se vêm na imagem, além naturalmente dos jogadores, entre os quais se reconhecem também Monteiro da Costa, Correia e Sá Pereira. É que Frederico Barrigana, nesse tempo, era figura grande do FC Porto.

Entre grandes nomes do FC Porto que fazem parte da memória azul e branca, Barrigana permanece além do tempo e continua a ser icónico na história portista.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário