Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 27 de setembro de 2025

Um abraço aos tempos iniciais do Portismo dos anos 60 – encontro pessoal com o grande defesa Almeida!

 

Há momentos na vida que têm significado e este sábado de início de outono ocorreu coisa assim, com o autor deste espaço de memória. Havendo podido ter um encontro com a história do Portismo começado nos inícios dos anos 1960, perante ocasião de cumprimentar e abraçar um jogador do Porto desse tempo, dos poucos ainda resistentes desses anos. Algo acontecido tantos anos depois de o ter visto jogar com a camisola do Porto e agora ter tido oportunidade de com ele recordar esses tempos. Tal o acontecido com um belo encontro com o antigo defesa Almeida, o senhor João Almeida que desde o alto das bancadas do estádio das Antas vi jogar à frente do Américo, e ao lado do Atraca, Festa, mais outros e agora com ele pude estar e conversar pessoalmente.

Com efeito, hoje tive o gosto de receber a visita do antigo e grande defesa do FC Porto Almeida, que jogou na equipa principal do FC Porto nos anos 60. Havendo ele, depois de ter jogado nos Juniores, passado a sénior e jogado de 1963 a 1969 com a camisola do FC Porto. O sr. João Almeida que é um dos únicos ainda vivos da equipa da 1.ª vitória portista em jogos oficiais das provas internacionais, no histórico jogo de 3-0 ao Lyon (Olympique Lyonnais), em 1964 – de cuja era penso que estão vivos, além do Almeida, apenas o brasileiro Valdir, a residir no Algarve, e o Paula, que foi para a região de Lisboa aquando da sua ida para o Benfica. Ora o sr. Almeida veio conhecer o meu espaçozinho portista e tive a grata honra de ele me ter autografado o livro que tenho sobre ele da coleção Ídolos do Desporto, além de me ter oferecido uma foto dele com a sagrada camisola do FC Porto, também autografada. Tendo essa oportunidade sido possível graças ao filho do senhor João Almeida, o meu caro amigo sr. José Luís Almeida, que trouxe o pai e nos deu esse gosto mútuo.

Desse momento (sim porque nem sei o tempo que foi e passou tão depressa), foram naturalmente captadas algumas fotografias, que ficam a ilustrar a ocasião, por quanto as imagens valem por muitas palavras.

Ora, aqui para mim, com coisa de sessenta anos e pico de afeição Portista e já 52 anos oficiais de sócio do FC Porto (embora sem ainda ter recebido a roseta de ouro por a anterior administração do clube ter tido uma “branca” no azul da respetiva contabilidade associativa), entre o Portismo vivido nos tempos do sistema BSB de poucas vitórias até ao crescimento clubista dos anos 80, 90, mais inícios dos anos 2000, passando pelos períodos de prosperidade e posterior decadência, etc. e tal, foi pois esta uma ocasião de dar um abraço aos tempos iniciais do Portismo dos anos 60, neste encontro pessoal com o grande defesa Almeida. 

O meu amigo senhor João Almeida, que pude abraçar neste sábado 27 de setembro, do princípio do outono de 2025, quando praticamente no outono da vida se deparou este reencontro com os tempos da minha infância portista e da juventude do Almeida que jogou com o Américo, Pinto, Jaime, Nóbrega, Festa, Rolando, Valdir, Paula, Carlos Baptista e Joaquim Jorge, da tal primeira vitória em jogos das provas europeias, mais Atraca, Pavão, Valdemar, Bernardo da Velha, Eduardo Gomes, Djalma, Sucena, Rui, etc., do tempo da célebre Taça de Portugal de 1967/1968.



Abraço sr. Almeida.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Nota: Relembre-se aqui a carreira de Almeida, através de um artigo aqui publicado há anos (clicando) em

https://memoriaporto.blogspot.com/2020/09/almeida-central-da-defesa-portista-de.html

AP

Sem comentários:

Enviar um comentário