Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

FC Porto presente na homenagem da Federação Portuguesa de Futebol e do Governo Português a Jorge Costa e Diogo Jota


- 02/9/2025 – FC Porto na homenagem a Jorge Costa e Diogo Jota na sede da Federação Portuguesa de Futebol – André Villas-Boas representou o FC Porto na cerimónia em memória de Jorge Costa e Diogo Jota, organizada pela FPF em homenagem aos dois antigos jogadores da Seleção Nacional, também outrora jogadores do FC Porto, que faleceram recentemente. André Villas-Boas liderou a comitiva do FC Porto na Cidade do Futebol para marcar presença num tributo «justo e digno, que fez jus a tudo o que estes atletas fizeram pela equipa nacional e pelo Clube».

Uma homenagem digna, como sintetizou André Villas-Boas: «Estas homenagens dignificam os homens, os atletas e os seus familiares.» A sessão foi ainda abrilhantada com os mesmos homenageados a serem distinguidos postumamente, condecorados pelo Presidente da República e distinguidos pela FPF. Tendo o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorado Diogo Jota e Jorge Costa, confiando aos seus familiares mais próximos, as insígnias de Comendadores da Ordem de Mérito. O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, também fez questão de se associar a esta homenagem, fazendo entrega da Medalha de Atleta de Mérito com que a FPF distinguiu os dois antigos jogadores. A Ministra Margarida Balseiro Lopes e o presidente do FC Porto André Villas-Boas destacaram-se entre os ilustres convidados. A Ministra da Cultura e do Desporto acompanhou o Primeiro-Ministro no momento da entrega das distinções, tal como o presidente do Futebol Clube do Porto, instituição umbilicalmente ligada à carreira de Jorge Costa, durante muitos anos como jogador e por fim falecido quando exercia funções de diretor do futebol do FC Porto; bem como de Diogo J. Silva, que representou o Clube durante uma época, falecido junto com seu irmão André Silva, formado no FC Porto.

A cerimónia, decorrida na Cidade do Futebol, em Oeiras, na Casa das Seleções (onde estava concentrada a Seleção Nacional A, no âmbito do pontapé de saída na fase de qualificação para o Mundial 2026) teve a presença de todos os convocados da Seleção. No final realizou-se a inauguração da Praça dos Heróis, um espaço a honrar todos aqueles que contribuíram para o engrandecimento do Futebol Português, com descerramento de dois monumentos dedicados aos homenageados. 

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário