Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 18 de maio de 2014

Parabéns Helton ! Força Capitão!




Hoje o nosso guarda-redes Helton completa 36 anos. Precisamente quando passam 3 anos da vitória na Liga Europa em 2011, conquistada em dia de aniversário de Helton, nesse dia então duplamente de parabéns.


Nascido a 18 de Maio de 1978, em Alcântara, do Rio de Janeiro, no Brasil, Helton da Silva Arruda tem defendido em grande estilo e com muita regularidade a baliza do F C Porto, preenchendo o espaço entre os postes e a trave com muita elasticidade e valor, nas suas medidas de 1, 89 m (1 metro e 89 centímetros) de altura, mais 80 quilos de peso, e sobretudo com muito tino sobre os ombros e massa cerebral dentro da cabeça, aliando saber de experiência feito. Representou no Brasil o Vasco da Gama, clube de grande implantação entre a comunidade portuguesa, e onde venceu 1 Torneio do Rio de Janeiro-São Paulo, 1 Campeonato Carioca, 1 Copa América e 1 Copa Mercosul; vindo depois para Portugal através do União de Leiria, ate ter ingressado no F C Porto, onde se mantém e ao serviço do qual já conquistou 7 Ligas Portuguesas / Campeonatos Nacionais, 4 Taças de Portugal, 6 Supertaças nacionais e 1 Liga Europa.


Vítima de arreliadora lesão que não permitiu que acabasse a época no ativo, Helton encontra-se presentemente em fase de recuperação. Estando a ser substituído pelo também eficiente Fabiano, e, sabendo-se que a fase de tratamentos ainda terá algum tempo pela frente, deverá começar a preparação mais adiante do início da próxima época. Contudo será sempre em nossa simpatia e no apreço da família Portista o guarda-redes que muito defendeu o F C Porto, o nº 1 da conquista da Liga Europa em 2011 e de muitas outras conquistas, em muitos jogos que com sua voz de comando, desde a sua área, incentivou e chamou a atenção aos colegas de equipa.


Helton está assim na galeria dos grandes guarda-redes que vimos defender a retaguarda do F C Porto, dos de maior influência na orientação da defesa e espicaçar do ânimo da equipa, tal como o elástico e destemido Américo (com seu vozeirão a empurrar os demais, num tempo em que a equipa não era tão completa em todos os setores); depois Mlynarczik (o polaco Joseff, muito concentrado e pouco dado a espetáculo, mas muito eficaz); mais o vistoso Victor Baía (que enchia a baliza e dava confiança a toda a equipa e apoiantes); até ao agora titular Fabiano, em quem depositamos muita confiança e ao futuro promissor do ex-academista Ricardo e do sempre nosso Kadú. Permanecendo na nossa retina memorial o Helton com sua feição sorridente, ele que é músico também, a reger a banda com seu jogo de pés e mãos.

Parabéns Helton, Força Capitão !!!



Armando Pinto
((((CLIcar sobre as imagens, para ampliar ))))

4 comentários:

  1. Para além de ser um grande guarda-redes parece-me ser, também, um excelente fomentador de empatias no seio dos seus companheiros de equipa. Parece-me extremamente simpático e deve ser muito agradável tê-lo como companheiro. Espero que continue por mais alguns anos porque um grande guarda-redes refina a sua qualidade com a experiência (v.g. Bufon e Marec Che) podendo ser ainda muito importante tanto a defender na baliza como precioso complemento do trabalho do treinador.

    Porque citou alguns dos grandes guarda-redes que passaram pelo FC do Porto, lembrou aquele que foi para mim o primeiro grande ídolo: Frederico Barrigana, o "mãos de ferro". Tive um livro, que levou sumiço, com aquele nome que contava a história (ainda incompleta naturalmente) de um dos maiores guarda-redes de sempre do nosso clube.


    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  2. Força campeão. Estamos contigo, a torcer pelo rápido restabelecimento.
    Dos guarda-redes indicados, também eu só vi a partir do Américo, que era estrela e só não teve mais fama por ser do Porto, conforme o exemplo do que se passava na seleção. E a lista dos guarda-redes bons do FCP felizmente é famosa, como se fala muito no Barrigana, tanto que até lhe chamavam o mãos de ferro.

    ResponderEliminar
  3. Um guarda-redes (mais um), que já faz parte da história do nosso clube. É um jogador tão importante dentro do relvado como no balneário e dos poucos estrangeiros que sabe bem o que representa o F.C. Porto.
    Parabéns e força grande Helton.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Porque só agora me apercebo ao ver este artigo, deixo aqui as minhas felicitações ao Helton com atraso mas com aquela frase verdadeira de que mais vale tarde que nunca. Parabéns ao aniversariante e ao autor que aproveitou bem para o homenagear.

    ResponderEliminar