Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Ligação Portista à pioneira ligação aérea de Portugal ao Brasil


Este mês ocorre uma efeméride especial, por ser relacionada com um feito gravado na história pátria e anais da história universal, como foi a travessia aérea protagonizada por portugueses em 1922. Tendo durante o mês de Outubro desse ano, em Assembleia Geral do FC Porto, os sócios portistas distinguido tais heróis do ar com a categoria de sócios honorários do FC Porto. Na sequência do ambiente gerado em torno dessa façanha, em que também o mundo portista se associou ao acompanhamento de tal epopeia.

 “A aventura que Gago Coutinho protagonizou ao lado de Sacadura Cabral, em 1922, na primeira travessia aérea do Oceano Atlântico, entre Portugal e o Brasil, foi intensamente vivida pelo FC Porto. O apoio foi sempre inequívoco - incluindo um jogo de angariação de fundos para a compra de um hidroavião, comprovado pela conquista da Taça Lusitana - e o regozijo tal que Gago Coutinho mereceu a distinção de Sócio Honorário, tendo sido emitido o respetivo certificado…” que está no Museu do FC Porto – onde se pode apreciar a Taça Lusitana na vitrina "Primeiras Conquistas", ao lado dos primeiros troféus ganhos pelo FC Porto.

Enquadrando e recordando o facto, relembramos um artigo que entretanto escrevemos e publicamos, em Outubro de 2011, no nosso anterior blogue, do qual para aqui transpomos cópia das respetivas páginas, como se pode ver pelas imagens.

Armando Pinto


((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário