Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Grande entrevista com Rui Vinhas, ciclista do FC Porto vencedor da Volta a Portugal


Ficaram famosas algumas reportagens outrora feitas por revistas de outros tempos, através de publicações dedicadas aos vencedores da Volta a Portugal em bicicleta, em entrevistas alusivas às respetivas vitórias na mais importante prova do ciclismo português. Como vêm à memória, por exemplo, o caso da revista Stadium de capa inteira com o famoso Fernando Moreira, contendo no interior reportagem detalhada da sua vitória na Volta de 1948; assim como, entre mais naturalmente, passados anos aconteceu com a revista Flama que pôs Joaquim Leão a toda a estampa da sua capa, em apresentação de reportagem interior com entrevista ilustrada por grande foto do vencedor da Volta de 1964, com a correspondente coroa de louros a tiracolo. Ora, assim como essas revistas ficaram a fazer parte das coleções históricas, também este ano uma revista sobre ciclismo fez algo do género com o atual vencedor da Volta.


Com efeito, a revista “Ciclismo a fundo”, em sua recente edição bimestral, no número de outubro/novembro, publica uma entrevista com o triunfador da recente Volta a Portugal, Rui Vinhas. Embora sem o devido destaque na capa, como seria normal, pois apenas coloca uma pequena janela, abaixo do cabeçalho, com uma foto e correspondente título em pequeno quadrado também. Para no interior, aí sim, se expandir mais, ficando nas páginas da revista uma interessante entrevista distribuída por 4 páginas, antecedidas por mais uma expondo foto de página inteira. Assim como adiante, noutras 3 páginas, é feita reportagem da vitória da Volta.

Como tal, atendendo à importância que esta matéria terá na memória do tema, registamos o facto com a devida vénia, colocando aqui a mesma entrevista em transposição digitalizada.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário