Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Ciclo fechado, em vista de nova vida – Nuno Espírito Santo deixa de ser treinador do FC Porto


Factos que fazem história sucedem-se, e como se costuma dizer que quem muda Deus ajuda, aí está a mudança que se adivinhava ter de acontecer, a bem do FC Porto. É um fim de ciclo, nova vida se depara. Conforme diz a cantiga que para pior já basta(va) assim, como estava. Após a exibição quase desinteressada que aconteceu no último jogo da época, diante do treinador de cara triste de conformismo, à imagem da falta de confiança que aconteceu em muitos momentos da época, à mistura com certo fatalismo perante a roubalheira dos tentáculos do polvo vermelho, nada podia continuar assim, alguma coisa tinha de ser feita. E felizmente, conforme aqui era referido ainda ontem, em artigo escrito no términus do campeonato, foi tomada decisão célebre, sem demoras. O tempo urge, já se fazia tarde, para o planeamento da próxima temporada.

Além do mais, Nuno desiludiu, é a verdade. Esperava-se e até com redobradas esperanças, segundo o que se ouvia e lia sobre a sua faceta congregadora do balneário nos seus tempos de futebolista. Mas afinal nunca conseguiu fazer uma equipa forte, à medida do slogan Somos Porto. E, depois de tudo, aquela sua inocência, para não dizer outra coisa, de ter dado os parabéns ao Benfica pelo título de campeão, mesmo sabendo que eles só ganharam pelas ajudas das manobras de bastidores, através dos tais tentáculos do polvo vermelho… foi a estocada final. Deixou de ter apoiantes, dentro do mundo portista.

Nuno Espírito Santo, o popular NES, teve entretanto atitude louvável, digna de apreciar, mostrando que, além de reconhecer ter falhado e não ter condições de continuar, como portista que é e quer continuar a ser: - ao rescindir o contrato de mais um ano que havia, abdicou do que iria ganhar em 2017/18.Grande atitude, que não se tem visto noutros casos, obviamente.

Ora, posto isto, este treinador está finalmente fora. Deixamos de ter de ouvir o seu discurso que já não apetecia escutar, sequer. Tendo chegado a notícia ao fim da tarde. Ao ter aparecido na página oficial do clube:

« O FC Porto e Nuno Espírito Santo chegaram na tarde desta segunda-feira a um entendimento para a rescisão do contrato de trabalho do treinador por mútuo acordo.»

Eis o comunicado oficial enviado pela Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários:

« A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que chegou a acordo com o treinador da equipa principal de futebol, Nuno Espirito Santo, para a cessação do seu vínculo contratual. Esta rescisão produz efeitos a partir da presente data.
O Conselho de Administração
Porto, 22 de maio de 2017 »

Assim sendo, agora venham melhores dias, que é quanto interessa, com o futuro que começa hoje na vida do FC Porto!

Fora isso: Já se ouvem vozes de adeptos doutros clubes a mandarem postas de pescada... Como a esses o que lhes interessa bem sabemos... até fazem rir pensando que enganam. Embora se entenda haver já nas televisões tais palpites, como se todos soubessem alguma coisa, de quem vem ou não vem, apenas com intuito de criar expetativas e clivagens. Enfim...

Armando Pinto

2 comentários:

  1. Haleluia!!! Depois de dar os parabens nao ha retorno... so queria saber quanto ira receber para rescindir. De certeza que nao vai com os bolsos vazios.

    Marco Silva, tens as portas da Premiership abertas... podes eaperar mais 2/3 aninhos no FC Porto e depois voltar para um grande nao um Hull City!

    ResponderEliminar
  2. Já está confirmado que o NES não vai receber, por expressa vontade dele. Aliás toda a equipa técnica só recebe até junho. Ainda há homens, felizmente. Agora não vão já começar com futurologias e outras questões. Se O Marco Silvba vier, muito bem, senão não. O Pedro Emanuel idem, aspas, ou qualquer outro até dos que se falam mais. Mas maiks que isso tem de haver gente que ponha os pontos nos is aos fulanos da liga e federação. E depois o próximo treinador não pode começar a ser logo criticado. Quem criticou Vitor Pereira, Paulo Fonseca, Lopetegui e Nuno, não tem mais razão de só ver mal em tudo e todos.

    ResponderEliminar