Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

62º Aniversário Natalício do “Bibota” Fernando Gomes


Nem toda a gente tem o condão de merecer atenções especiais de quem sente afinidade por algo comum, como não se pode andar sempre a lembrar assuntos comuns a muita gente. Mas casos há em que se torna incontornável essa simpatia e extensiva ligação. Como no facto dum dos grandes referenciais da relação portista. Tal se passa com Fernando Gomes, o goleador do FC Porto bi-vencedor da Bota de Ouro europeia, por isso conhecido sintomática e popularmente por “Bibota d’Ouro”. Um dos maiores valores da história do futebol do FC Porto, na linha anterior duns Pinga, Valdemar Mota, Siska, Soares dos Reis, Araújo, Hernâni, Pedroto, Virgílio, Américo, Festa, Custódio Pinto, Rolando, Cubillas, etc; e ao mesmo tempo e posteriormente a ele, Fernando Gomes, também duns Oliveira, Rodolfo, Madjer, João Pinto, Deco, Vitor Baía, Jorge Costa, entre outros.


Pois Fernando Gomes, referência portista e constante recordação, como tal, é nesta data de 22 de novembro tema de congratulação, na passagem de seu aniversário natalício. Motivo que leva o autor deste blogue, como portista e admirador do carisma azul e branco que ele representa, a apresentar-lhe por este meio os correspondentes meus cumprimentos de parabéns.

Como abraço representativo desta felicitação pessoal, junto algumas imagens retiradas da bibliografia respeitante ao “Gomes do Porto”, em captações fotográficas de material da minha biblioteca particular.


Parabéns Gomes! E que esta comemoração se repita por muitos anos e as recordações comuns permaneçam por muito tempo, também!


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário