Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Efeméride da estreia oficial de Siska no FC Porto


No dia 23 de Novembro de 1924 o então húngaro Mihály Siska disputou o seu primeiro jogo pelo FC Porto, contra o Progresso, no Bessa. O Porto venceu por 6-1.


Tinha então Siska ainda 18 anos, «quando se estreou na baliza portista, num jogo contra o Progresso e, um ano decorrido, alcançaria o seu primeiro título de Campeão de Portugal…», como é narrado no livro “FC Porto figuras & factos 1893-2005”.

= “O grande guarda redes do Football Club do Porto, MIGUEL SISKA” capa de revista do tempo: Revista "o az", nº 26, de 7 de Abril de 1929. =

Nascido em 1906 na sua cidade natal de Budapeste, na Hungria, Miguel Siska veio para o Porto aos 18 anos, oriundo do Vasas de Budapeste para o Futebol Clube do Porto. E logo reforçou a equipa portista com sua valia à frente das balizas, de tal modo que era considerado um dos melhores jogadores europeus na sua posição, ficando conhecido por "meia-equipa" perante sua importância no jogo coletivo e defesa do  seu reduto.


Após se ter radicado em Portugal e haver naturalizado português, já como Miguel como nome adotado, não chegou contudo a ser selecionado para a seleção portuguesa de futebol, embora tido popularmente como melhor guarda-redes de seu tempo a atuar no campeonato luso. Contudo foi então o guardião da seleção da Associação de Futebol do Porto e da seleção do Norte, em jogos que ao tempo eram habituais entre equipas representativas das associações e das regiões.


Entretanto Siska fez saliente carreira desportiva em Portugal ao serviço do FC Porto, tendo sido carismático guarda-redes. A pontos de fazer parte do imaginário memorial do mundo portista pelos tempos adiante, acrescido de ter sido ainda treinador campeão pelo FC Porto, também, em duas épocas de conquistas do título nacional.

Um dos Campeões de Portugal de 1925 pelo FC Porto, Miguel Siska voltou a ser Campeão como jogador guarda-redes em 1931/32. Além de ter sido campeão regional em diversos Campeonatos do Porto ganhos pelo FC Porto. Até que já na pele de treinador ampliou a conta com os Campeonatos Nacionais conquistados em 1938/39 e 1939/40.

= Miguel Siska como treinador do FC do Porto Campeão Nacional de Futebol. Foto da equipa que terminou o campeonato na época 1939/40.

Após ter abandonado o cargo de treinador, por motivo de doença, já há muito radicado na cidade do Porto, Siska continuou ligado ao FC Porto, havendo então desempenhado funções na secretaria do clube. Tendo, como tal e por fim, falecido com apenas 41 anos, a 23 de Outubro de 1947, em plena véspera da festa de homenagem que lhe ia ser prestada em vida pelo FC Porto (e que, por tal infausto acontecimento, seria realizada a título póstumo poucos dias depois). Ficou sepultado no Porto, em mausoléu que durante anos foi um dos locais de romagem para homenagens evocativas (além do próprio Mausoléu do FC Porto e sepulturas de António Nicolau de Almeida, José Monteiro da Costa e Jorge Orth) com deposição de coroa de flores, aquando da anual comemoração dos aniversários oficiais do FC Porto.


O seu currículo grandioso faz também parte de diversas publicações de âmbito do simbolismo dragoniano. Merecendo por isso que seja evocada em sua memória a data correspondente à efeméride em que tudo começou, na parte respeitante a tão brilhante percurso.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Obs.: Imagens, com a devida vénia, do blogue “dragãodoporto” (na impossibilidade de digitalização de documentação de arquivo do próprio autor, por dificuldades técnicas momentâneas. Motivo de ultimamente não se ter aqui podido desenvolver mais os temas, por impedimento de captação digitalizada de material próprio). Com exceção da foto do mausoléu, fotografada duma revista, por captação fotográfica pessoal.

AP

Sem comentários:

Enviar um comentário