Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

A 2ª Bota D’ Ouro de Fernando Gomes, de direito ao epíteto “Bibota”!


Na mesma época do primeiro campeonato conquistado pelo FC Porto na era de Jorge Nuno Pinto da Costa, a temporada futebolística de1984/85 também «foi histórica para Fernando Gomes que marcou uns extraordinários 39 golos em 30 jornadas, que lhe valeram a segunda Bota de Ouro da carreira. Recebeu-a a 19 de novembro de 1985, a três dias de festejar o 28.º aniversário, numa cerimónia que teve lugar no majestoso Circo de Inverno em Paris. O almoço decorreu no local por onde habitualmente entram as feras e o jantar no Hotel Méridien, onde o avançado brindou com os jornalistas que o acompanharam nesta segunda visita à capital francesa para ser distinguido com o troféu de melhor marcador da Europa. Há 33 anos, neste dia, Gomes passava a ser conhecido por “Bibota”, o maior goleador do nosso clube.»

Sendo o goleador Fernando Gomes um dos grandes símbolos da representatividade histórica do FC Porto, juntamos algumas imagens relacionadas com seu percurso, dentro do que é guardado com grande estima no arquivo pessoal do autor desta singela homenagem de evocação.


Fernando Gomes já por diversas vezes mereceu referências memoriais neste blogue, voltando desta vez a ser figura de destaque, na passagem da efeméride da sua 2ª Bota de Ouro da Europa. 


Nota: Para recordar alguns dos artigos sobre Gomes, aqui, pode-se rever neste espaço clicando em



Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário