Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Falecimento do histórico andebolista Cândido Borges


Através dos contactos do facebook chegou notícia de mais um desaparecimento físico de alguém de nome valoroso do mundo portista. Ficando-se assim a saber que faleceu o antigo andebolista Cândido Borges, um memorando atleta do FC Porto que na modalidade do andebol foi dos que jogaram em ambas as variantes, tendo feito parte de equipas de formação e depois do plantel sénior portista, quer no antigo modelo do Andebol de Onze como no posterior (e atual) do Andebol de Sete.

Conjugando esse passado valioso, Cândido Borges em tempos recentes extravasou através do facebook ainda sua faceta publicista, ele que em tempos foi artista de artes gráficas, também. Havendo assim pela via da informatização global interagido com gente da família portista, com quem havia afetividade da paixão azul e branca.

= Cândido Borges na equipa de Juniores do FC Porto em Andebol de sete, na época 1970/71. Conjunto que se sagrou Campeão Regional de Juniores. Pose da fase final, correspondente a jogo no Pavilhão do Infante de Sagres, a 27/02/1971: FC Porto, 29-FC da Maia, 19. Na imagem, em cima e da esquerda para a direita - Soares (G.R.), Aníbal Leite, Couto, António Torres, Adriano Coutinho Reis Miranda e Jaime (G.R.); em baixo e pela mesma ordem - Costa, Pacheco, Cândido Borges e Pedro. (Foram também campeões, sem terem ficado na foto, Cunha e Leal).=

Cândido Borges, além de grande valor como desportista, foi um portista de gema, na linha de seu progenitor, o antigo diretor Alfredo Borges: um grande portista, conhecido entre a ala de célebres adeptos colaboradores desse tempo, uns sócios e outros também atletas, que se dedicavam ao clube como apoiantes ativos, quais, entre outros, uns Adriano Sampaio Castro, Alexandre José Magalhães, Jorge Nuno Pinto da Costa, etc. Tendo Alfredo Borges, sido entretanto dirigente que, entre diversas funções dentro do clube, sobretudo durante parte das décadas de sessenta e setenta, foi por fim Chefe do Departamento de Futebol. Tudo isso a juntar à vida profissional, sendo de sua família a então conhecida Editora Inova, que, para lá da edição de muitos e bons livros que fazem parte da memória bibliográfica nacional, também publicou diverso material de temática portista. Em cuja tipografia, Inova-Artes Gráficas, gerida por Alfredo Borges, trabalhava também o filho, Cândido Borges.

= Cândido Borges na equipa do FC Porto de Andebol de Onze da época 1974/75, da conquista do último título de Campeões Nacionais dessa variante. Foto da Final da despedida, na decisão oficial do último Campeonato Nacional de Andebol de Onze: Jogo no Estádio das Antas / FC Porto, 19 - Sport Progresso, 4. Na imagem: em cima da esquerda para a direita - Sá Pinto, Cândido Borges, Francisco Resende, José Borges, Salvador Massada e Zoran; em baixo, pela mesma ordem - Leandro Massada, Eugénio, Rochinha, Adriano Coutinho Reis Miranda, José Pinheiro e Orlando.=

Cândido Borges bem merece esta evocação memorial, que aqui fica como homenagem ao seu portismo. Quão conhecido foi, tal como sua afeição clubista. Nesse tempo ajudava ao conhecimento dos atletas do clube a publicação do jornal O Porto, através do qual os seguidores do dia a dia portista andavam a par da atividade azul e branca, já que a televisão (em tempo de existência só da estatal RTP) estava mais virada a difundir o que dizia respeito a vermelhos e verdes de Lisboa. Como isso faz lembrar o retorno ao passado que tem vindo a pegar, com os canais televisivos atuais... Salvando a honra da exceção o Porto Canal, por meio do qual mesmo quem vive mais longe também fica a conhecer os atletas das diversas modalidades portistas.   

O admirado andebolista, conhecido familiarmente por Docas entre os seus colegas do desporto, teve exéquias fúnebres na igreja da Lapa, no Porto, na tarde desta quarta-feira; ficando por fim sepultado no cemitério da Irmandade da Lapa, campo santo de grande carisma, onde também repousam pessoas como o célebre escritor Camilo Castelo Branco, o famoso compositor musical e antigo Reitor  da Lapa Padre Luís Rodrigues, o antigo futebolista e grande figura do FC Porto Hernâni Ferreira da Silva, entre outros. 

Até sempre Cândido Borges! Mais uma estrela portista fica assim a brilhar no firmamento azul, a velar no além celestial pela justiça da causa portista.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Obs. Imagens partilhadas das páginas do facebook dos amigos Paulo Bizarro e Paulo Jorge Oliveira.
   
AP

2 comentários:

  1. Não tenho palavras neste momento de dor para todos os seus ente queridos e também de todos aqueles como eu aprendemos desde muito cedo a gostar do Cândido no meu caso que andei com ele na escola primária de Paranhos desde a primeira à quarta classe. Sentidas Condolências para toda a sua Ex.ma família. Paz à sua Alma.

    ResponderEliminar