Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 11 de novembro de 2018

Efeméride do 1º Título Mundial do FC Porto: O Mundial de Estrada de 1984 conquistado por Aurora Cunha


«Foi no dia de S. Martinho de 1984 que Aurora Cunha, uma das mais brilhantes atletas da história do FC Porto, conquistou a primeira grande vitória da carreira: tornou-se campeã do mundo de 10.000 metros de estrada, em Madrid. Este título, que seria renovado em 1985 e 1986 e que foi alcançado no mesmo ano em que se estreou nuns Jogos Olímpicos, valeu-lhe um conjunto de louvores endereçados pelo Presidente da República, pelo Governo, e, naturalmente, pelo FC Porto.»


Assim é recordado, pela missiva oficial “Dragões Diário”, esse grande triunfo alcançado neste dia do ano de 1984. E como tal partilhamos, para constar memorialmente, também.

Com efeito esse foi um feito memorável. Digno de para sempre ser recordado. Como desta feita aqui se procura evocar com imagens relativas ao que perdura no imaginário portista (Na impossibilidade momentânea de juntar outras imagens, sobretudo documentais, do que há em arquivo, pelos motivos referidos na explicação justificativa por dificuldades técnicas).

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário