Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Revista Dragões de acompanhamento à vida do FC Porto


Desde há alguns dias que tem estado na versão digital a mais recente edição da revista Dragões, a publicação oficial do FC Porto, que, segundo se viu hoje na programação portista do Porto Canal, já está também impressa e como tal à vista de quem a pode adquirir nas lojas do clube.


Com efeito, está online e também em papel mais uma edição da Dragões (Nº 383-Outubro) com retrospetiva de alguns aspetos e factos da vivência azul e branca, incluindo iniciativas e notícias relacionadas com o mundo Dragão. Tudo para ler, como é sabido, em formato digital de acesso livre, ou então em papel, a partir de agora, para quem vive na área de existência de locais de venda da mesma publicação. Até que chegue aos assinantes, passados tempos. Algo que urge ser revisto. Tal é de reparar, pois: Quando o mais recente número da Dragões está já nos escaparates, ainda a anterior revista não chegou aos assinantes  pelo menos não apareceu na caixa de correio do assinante que é autor deste blogue.


De todo o modo, pela possibilidade de vista rápida por via do suporte informático, vai-se antevendo, entretanto, o que a nova edição regista. E como tem vindo a acontecer, nota-se louvável evolução no conteúdo da mesma revista, possibilitando um bom acompanhamento memorial da recente atualidade portista, de forma que posteriormente ficam à disposição historiadora boas e importantes anotações para efeitos devidos. O que se aprecia, para que futuramente não aconteça faltar material documental, como aconteceu em tempos e é palpável à vista de pesquisas quanto a determinadas fases da vida do clube.


Ora o FC Porto, como grande clube, merece mesmo uma grande revista oficial de acompanhamento ao seu crescimento e evolução. Sendo que o FC Porto não é apenas um clube sediado na cidade do Porto e com proximidades aos arredores, dentro da área metropolitana do Grande Porto; mas sobretudo um grande clube com alma até ao fim do mundo, tendo como tem muitos e bons sócios e adeptos apoiantes pelo interior do país e no resto do mundo onde pulsam corações portistas. Sucedendo que os portistas residentes fora da área urbana portuense não têm acesso rápido aos meios comerciais do clube, instalados no estádio do Dragão e estabelecimentos Porto Stores, vulgo lojas azuis. Restando as assinaturas para que a revista chegue a quem a quer, também. E se em tempos idos, quando o clube era mais limitado em horizontes, aquando da informação portista através do jornal O Porto, ainda no século XX o periódico oficial do FC Porto chegava às casas dos assinantes sempre em dia (porque era impresso um dia antes da data correspondente, de forma a que chegava pelo correio no próprio dia indicado no cabeçalho), além de haver informação de outras publicações, não é pedir demasiado, agora que o FC Porto extravasa mais quaisquer fronteiras, a atual publicação do clube acompanhe a grandeza do FC Porto do século XXI.


Apreciando-se então melhor tudo o que é memória do FC Porto com bom seguimento cronológico, a vida do FC Porto merece assim bom pecúlio patrimonial em tudo o que seja narrativa historiadora de tão rico historial. Honrando o Porto, que o Porto nos contempla. 

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário